Da próxima vez que estiveres em Savasana, procura aproveitar para usufruir de todos os efeitos desta postura, com a consciência dos seus benefícios. Traduzida como “postura do cadáver”, é o último asana de uma prática física de yoga e pode mesmo ser praticada sozinha, para um relaxamento profundo e para levar a nossa consciência à essência mais subtil do nosso ser. É denominada como a postura do cadáver, porque praticamos deitados sobre as costas, em total quietude e silêncio.

#AlmaYogi: 5 minutos diários de gratidão  
#AlmaYogi: 5 minutos diários de gratidão  
Ver artigo

Ao longo do dia, estamos em constante reação ao que os nossos sentidos percepcionam. As vistas, as conversas, os sons, os emails, as notificações dos nossos telemóveis… todos os estímulos que nos levam a reagir e a responder, ao longo do nosso dia. De igual forma, os movimentos na prática do yoga convidam-nos a testemunhar as reações da mente, à medida que movemos o corpo em diferentes formas e mantemos posturas. E quando finalmente nos deitamos em total quietude, fechamos os olhos, permitimo-nos parar e integrar os benefícios de tudo o que experienciámos, ao mesmo tempo que repousamos num novo estado de consciência, entre o acordado e o adormecido. E isto é completamente restaurador.

"Praise and blame, gain and loss, pleasure and sorrow come and go like the wind. To be happy, rest like a giant tree in the midst of them all" (frase atribuída a Buddha)

O relaxamento serve muitos propósitos e, infelizmente, cada vez menos as nossas culturas lhe dão a devida importância e prioridade. Citando Swami Satyananda (no livro Asana, Pranayama, Mudra, Bandha), "este asana relaxa todo o sistema psico-fisiológico e desenvolve uma maior consciência corporal. Quando o corpo está totalmente relaxado, a consciência da mente aumenta, desenvolvendo Pratyahara" (introspecção, afastamento da percepção dos sentidos).

COMO PRATICAR SAVASANA:

  • Encontra a tua postura deitada sobre as costas, de forma confortável — uma pequena almofada ou cobertor podem ser colocados sob a cabeça, mas sem a levantar demasiado, uma vez que isso iria alterar a curvatura natural da coluna.
  • Mantém a coluna reta e o corpo totalmente alinhado da cabeça aos pés.
  • Permite braços e pernas estarem totalmente relaxados, palmas das mãos voltadas para cima e pernas afastadas.
  • Olhos fechados, suave e naturalmente.
  • Permanece assim em silêncio e quietude, sem mexer o corpo.
  • Deixa que a tua respiração se torne lenta e rítmica.
  • Foca-te na respiração, como quando estás em meditação, e permite que a tua mente encontre um estado de relaxamento profundo.
  • Quanto maior a permanência na postura, maiores os benefícios.
  • No momento de voltar à consciência corporal e do exterior, começa por trazer pequenos movimentos ao corpo: dedos dos pés, das mãos, tornozelos, pulsos, pescoço…
  • Quando te sentires pronta, começa a levantar-te lentamente — recomendo permaneceres mais alguns momentos em posição sentada de meditação, antes de levantar totalmente e seguir para o teu dia.

Como em qualquer prática, é muito importante que escutes o teu corpo e não faças nada que possa causar dor.

Savasana é uma postura incrivelmente restauradora, com enormes benefícios, uma vez que o relaxamento, o silêncio e a quietude nos ajudam a familiarizar com quem somos, além das nossas interações sociais e de todos os estímulos que nos rodeiam.

Sara Sá estudou Comunicação Social, mas especializou-se em Relações Públicas e trabalhou 15 anos como tal. A paixão pelo Yoga levou a melhor e, deixando o emprego e vendendo tudo o que tinha, abriu no Porto o MANNA, um espaço onde partilha, com quem por lá passa, a sua filosofia de vida.