Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), 36,4% da população portuguesa com 18 ou mais anos sofre de excesso de peso e 16,4% de obesidade, sendo que as mulheres apresentam a maior percentagem neste último ponto.
De acordo com a OMS, considera-se que há excesso de peso quando o índice de massa corporal (IMC) é ≥ a 25 kg/m2 e há obesidade quando o IMC é ≥ a 30 kg/m2.

Além das consequências ao nível da natureza estética, este é um problema que costuma trazer consigo graves repercussões ao nível da saúde, já que aumenta a probabilidade de desenvolvimento de hipertensão arterial, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, dislipidemia, síndrome da apneia do sono, entre outras patologias.

O treino intervalado de alta intensidade é a forma mais eficaz de promover um maior défice energético.

A prática regular de exercício físico constitui um factor primordial no controle do peso corporal e no tratamento à obesidade, apresentado inúmeros benefícios, tais como:

  • Melhora a performance, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde.
  • A prática de exercício físico regular pode reduzir os índices de mortalidade auxiliando no controle de outras patologias associadas a obesidade, como diabetes e hipertensão;
  • Melhora o estado psicológico, elevando a auto-estima e a autoconfiança, controlando ainda os níveis de ansiedade e depressão;
  • Promove o aumento o metabolismo basal, sendo este a quantidade de energia necessária para a manutenção das funções vitais do organismo.

É fundamental, no controle do peso e redução de gordura corporal, existir não só a necessidade de praticar exercício físico, mas também a implementação de uma rotina alimentar adequada aos objectivos.

#BoaForma: benefícios do exercício em pessoas com doenças crónicas
#BoaForma: benefícios do exercício em pessoas com doenças crónicas
Ver artigo

Saliento que é vital existir um défice energético entre o gasto energético total (GET) e a energia consumida, e que o GET é composto por mais componentes além do exercício físico/actividade física, tais como o metabolismo basal e a termogénese alimentar.

Mas quais os exercícios mais eficazes no combate ao excesso de peso / obesidade? A ciência tem demonstrado que o treino intervalado de alta intensidade é a forma mais eficiente de promover um maior défice energético, no entanto como profissional de exercício e saúde, acredito que a mudança de comportamentos, juntamente com a adopção de novos hábitos é, sem dúvida, o caminho mais seguro para o emagrecimento.

Ricardo Gomes, 31 anos, é Personal Trainer, Formador na Área de Exercício e Saúde e CEO da CHASE Training Academy.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.