A celulite nada mais é que o depósito de gordura sob a pele, onde é visível um aspecto ondulado da epiderme, tipo “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo: glúteos, coxa, abdómen, nuca e braços.
E porquê nestas zonas, perguntam vocês? Porque são estas zonas que estão mais sob a influência do estrogénio, a hormona feminina.
A celulite afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, e a obesidade não é condição necessária para a sua existência, pois há mulheres magras com celulite.
Hoje partilho convosco algumas dicas para a prevenir.
1 - Movimente o corpo, podendo optar por incluir mais exercícios localizados no seu plano de treinos.
2 - Siga uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais, fibra e proteínas magras.
3 - Evite ao máximo - ou exclua de todo - os alimentos processados, com altos níveis de açúcar, gordura e fraco valor energético - nada de bom acrescentam à sua vida, acredite.
4 - Reduza o consumo de bebidas alcoólicas — eu sei que é difícil mas deixe-as apenas para aquela ocasião especial.
5 - Reduza o consumo de sal, preferindo temperar os alimentos com especiarias (pimenta preta e curcuma são das minhas favoritas).
6 - Diga não ao açúcar no café e no chá, opte por canela ou treine o seu paladar para apreciar estas bebidas no seu estado natural.
7 - Mantenha a boa hidratação diária, podendo alternar o consumo de água com chás ou infusões, desde que não sejam açucaradas (chá de hibisco e centelha asiática são dos meus favoritos para drenar).
8 - Tenha uma boa rotina de cuidados de pele, hidratando-a diariamente e fazendo suaves esfoliações de forma pontual, e respeitando sempre o tipo de pele que tem.
9 - Evite roupa demasiado apertada, pois o seu uso compromete a boa circulação. Conforto é a palavra de ordem.
10 - Não fume.
11 - Tenha uma boa rotina de sono. É sabido que noites mal dormidas podem comprometer a boa alimentação.
12 - Faça uma massagem adequada ao seu tipo de corpo. Já sabe, a mim encontra-me na Av. António Augusto de Aguiar, Nº 15, em Lisboa.
Comentários