Reuni algumas das ideias saudáveis de presentes, para que nós, amigos e familiares possam desfrutar dos benefícios de nos sentirmos melhor, ter mais energia e porque não... termos uma ótima aparência também!
Portanto, este ano, em vez de darmos o tradicional par de meias, por que não dar presentes que realmente podem fazer a diferença na vida de alguém e melhorar a sua saúde?
Não estou a falar de inscrições no ginásio ou livros de dieta, pois podem até parecer arrogantes e ofender o destinatário, em vez de estimulá-lo.
As sugestões que vos deixo são itens ou ideias úteis, simples e funcionais que promovem a saúde e o bem-estar e podem deixar qualquer pessoa feliz em os receber.
Presente saudável # 1: Kit de óleos essenciais
É muito comum as mulheres darem ou receberem perfumes ou sprays corporais como presentes durante as festas. No entanto, muitos deles contêm compostos tóxicos chamados de disruptores endócrinos (como por exemplo os ftalatos), que estão associados a vários tipos de problemas de saúde, como desequilíbrios hormonais, ganho de peso, doenças cardíacas e diabetes.
Por que não oferecer uma alternativa mais segura e original como um kit de óleos essenciais que podem ser combinados entre si, não são tóxicos e podem até ter usos terapêuticos.
O óleo de lavanda é um ótimo óleo para todos, pois para além de melhorar o sono e aliviar a dor da enxaqueca, pode também ser utilizado para criar um ambiente mais relaxado em casa e ser usado como antídoto contra o stress do dia-a-dia.
Presente saudável # 2: videojogos fitness
Os videojogos fitness não são apenas para crianças, sendo também para adultos. São uma maneira divertida de nos exercitarmos.
Algumas pesquisas mostram que esses jogos podem aumentar a frequência cardíaca, a captação de oxigénio e o gasto de energia. Por exemplo, alguns estudos demonstraram que crianças com excesso de peso que se envolveram em videojogos fitness tiveram alterações significativas no IMC (índice de massa corporal) e na gordura corporal.
É só escolher. Há uma variedade de jogos que apresentam exercícios, desportos e até rotinas de dança. Alguns, como o Wii Fit, até conseguem estimar o número de calorias gastas durante uma atividade e acompanham as atividades diárias.
Presente saudável # 3: Suplementos nutricionais
Como devem saber, grande parte dos nossos alimentos é processada e carece de muitos nutrientes. Alimentos industrializados, processados, produzidos em estufas e em solos cada vez mais pobres. Como resultado, é crucial suplementarmos a nossa dieta com um multivitamínico.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) realizaram uma pesquisa e mostraram que as seguintes deficiências nutricionais eram comuns:
Vitamina D
Vitamina B6
Vitamina C
Então, na realidade as pessoas precisam de uma boa nutrição mas muitas nem sequer estão cientes disso. Talvez dar a alguém de quem realmente gostamos e nos preocupamos o seu primeiro suplemento nutricional pode ser uma opção interessante de presente de natal. Quem sabe possa ajudar a abrir os olhos e perceber como uma pequena mudança pode colocá-la no caminho para melhorar a saúde.
Não sabem ao certo quais os suplementos a dar? Um multivitamínico pode ser uma boa opção, especialmente para alguém que ainda não tem uma alimentação equilibrada e diversificada. Aqui ficam algumas sugestões:
#Suplementos para adultos acima dos 50 anos: se procuram um presente para alguém com mais de 50 anos, considerem suplementos que incluem vitamina D, vitamina K, vitamina B6, vitamina B12 e folato.
#Suplementos para adultos entre os 19-50 anos: de forma generalista, precisamos de quantidades semelhantes de nutrientes essenciais entre as idades de 19 e 50. Mas uma boa fórmula com vitaminas do complexo B, magnésio glicinato ou um probiótico podem ser primeiras boas opções.
Presentes saudável # 4: movimento e relaxamento
Aqui deixo-vos uma lista de outras possíveis sugestões para um natal mais saudável:
- Sessão com Personal Trainer
- Aula experimental de ioga/ pilates
- Livros - inspiradores, educacionais, livros de receitas, espirituais
- Roupa desportiva
- Tratamento de spa (massagem, outros)
- CDs de relaxamento / meditação / oração
- Difusor de aromoterapia e óleos essenciais
- Óleos de massagem
- Kit para horta urbana/ ervas aromáticas.
Ao investirmos na saúde dos nossos estamos a mostrar-lhes o quão importante para nós eles realmente são. Afinal, uma vida saudável significa mais anos de vida e mais tempo com os nossos entes queridos!
DAR: o verdadeiro segredo da longevidade
Sabemos que dar é bom para a nossa alma, mas é também para o nosso corpo.
Dar, pode realmente beneficiar-nos emocional e fisiologicamente.
Os cientistas não sabem exatamente por que os humanos dão, mas acham que isso está relacionado com a ocitocina, a "hormona do amor".
A ocitocina é libertada quando uma mulher dá à luz, quando estamos apaixonados, quando há toque humano, sendo responsável por aliviar a depressão e a ansiedade.
Por isso, durante a temporada das festas, aproveitem para nutrir os laços com a família, amigos e até os vossos animais de estimação.
Dar não é apenas doar dinheiro ou bens; também pode ser sobre doar o nosso tempo.
Num Estudo da Universidade de Wisconsin, os cientistas acompanharam um grupo de mulheres por 30 anos, onde documentaram os seus comportamentos e padrões de saúde e descobriram que as mulheres que faziam voluntariado viviam mais.
Quando damos algo, esse comportamento voluntário mostra benefícios significativos na qualidade de vida que incluem felicidade, satisfação com a vida, auto-estima, diminuição do risco de depressão e até saúde física.
A arte de dar pode recompensar a nossa saúde de maneiras inesperadas. Por onde vai começar? Boas Festas e muita ocitocina para todos!
Andreia de Almeida é médica especializada em anti-aging e membro da World Society of Anti-Aging Medicine (WOSAAM) e American Academy of Anti Aging Medicine (A4M).
Comentários