A maquilhagem e o cabelo minimalistas têm dominado muitas passarelas nas últimas Semanas da Moda, mas o novo desfile de Alta Costura da Chanel vem anunciar o regresso oficial de um visual gritante (e fortemente inspirado nos anos oitenta).

O hairstylist britânico Sam McKnight ficou encarregue dos cabelos, que se apresentaram estruturados e bem, bem lá em cima, numa alusão às cabeleiras gigantes tão populares no século XVIII. As flores, também à la Marie Antoinette, adornavam os penteados de lado.

Marie Antoinette e David Bowie inspiraram a Beleza romântica no desfile de Alta Costura da Chanel
Instagram @hairbysammcknight

"Karl (Lagerfeld) pediu-me um cabelo levantado e fora do rosto, e eu sabia que ele tinha esta ideia do século XVIII no ar, com o cenário e o romance. Quando fizemos os looks para o cabelo e maquilhagem eu estava a ler uma biografia brilhante do David Bowie escrita por Dylan Jones, estava imerso no período em que passávamos tempo com os Blitz Kids, e a ideia para o cabelo acabou por ser inspirada nos ícones de estilo do início da década de oitenta. Portanto acabou por ser uma mistura de romance do século XIX e dos Blitz Kids do Bowie", explicou McKnight num post no Instagram.

Se quiser fazer o penteado em casa, o hair stylist partilhou um tutorial rápido nas redes sociais.

Veja os produtos utilizados por Sam McKnight

Em termos de maquilhagem, Lucia Pica, Global Creative Make-Up e Colour Designer da Chanel, escolheu um visual com pestanas livres de máscara, sobrancelhas invisíveis e pele minimalista que davam destaque a um smokey eye pesado em tons turquesa e um batom vermelho vivo, um look que nos remete aos proms típicos dos anos oitenta.

Marie Antoinette e David Bowie inspiraram a Beleza romântica no desfile de Alta Costura da Chanel
Chanel

"A forma do olho é bastante redonda na pálpebra superior, um azul esbatido com um ligeiro undertone esverdeado. Adicionei uma linha gráfica na parte inferior para acrescentar uma força gráfica ao visual. Portanto existe uma suavidade na sombra no topo e alguma rigidez abaixo do olho. Coloquei um bálsamo com brilho por cima da pálpebra para lhe dar alguma vida. Os lábios são vermelhos e mate, e a pele é bastante pálida, como porcelana, cuidada mas não muito brilhante. Em suma, é um contraste de texturas (...) que reflecte a visão da rapariga que desfila a colecção: elegante e sofisticada mas com uma certa dureza. É poderosa e forte", explicou a maquilhadora.

Veja os produtos utilizados por Lucia Pica