Uma das transições mais simples que podemos fazer é passarmos de produtos de beleza líquidos para sólidos. Pode parecer uma mudança demasiado pequena mas, para além de ser apologista de que nenhuma mudança é pequena demais, são muitas as vantagens de comprar produtos em barra.

MAIS DURÁVEIS

Sim, é verdade. Uma barra de champô sólido dura mais tempo que uma embalagem de champô líquido! A primeira vez que comprei um champô sólido custou-me cerca de 10€. O meu champô do dia a dia custava um pouco menos e parecia maior. Estava enganada. Uma pequena barra de champô sólido dura-me, em média, quatro meses, utilizando-a três a quatro vezes por semana. Claro que a duração vai depender de como se utiliza e reserva o champô (uma dica: colocá-lo numa saboneteira com furos, para secar rapidamente e não ficar com água em excesso, que o irá “empapar”).

MAIS LEVES

É bem mais simples levar de viagem um champô sólido do que um líquido. Mas a verdadeira vantagem de ser mais leve é no transporte, já que camiões que transportem produtos menos pesados consomem menos combustível fóssil e emitem menos CO2e (*) para a atmosfera!

#DoZero: desmaquilhantes... reutilizáveis?
#DoZero: desmaquilhantes... reutilizáveis?
Ver artigo
OCUPAM MENOS ESPAÇO

É uma vantagem logo no início das operações logísticas, passando pelo transporte e até chegar a nossa casa. Ocupar menos espaço significa que onde caberia uma embalagem de champô líquido, cabem quatro ou cinco de champô sólido, tornando o seu armazenamento e transporte mais eficientes e menos onerosos. E, mais uma vez, reduzindo as emissões de CO2e.

NÃO PRECISAM DE EMBALAGEM

Uma vez que secam facilmente ao ar, os champôs sólidos não necessitam das embalagens plásticas para preservarem as suas propriedades. Evitamos a produção e descarte de centenas de embalagens durante a nossa vida ao fazermos a transição de champô líquido para sólido!

Já existem no mercado opções para todos os tipos de cabelo, pelo que há muito poucas desculpas para não experimentar! Sim, porque “não fazer espuma” já se sabe que é mito, certo?

Exemplos de champôs em barra:

- Cabelos com coloração – Mind The Trash

- Anti Caspa – Inuit na BioBazaar

- Couro cabeludo – UniiBio

- Anti-queda – Inuit na BioBazaar

- Cabelos estragados – Lush

- Cabelos oleosos – Mind The Trash

- Cabelo normal – Lamazuna na OrganiiBio

(*) CO2e é uma medida que expressa a quantidade de gases de efeito de estufa em termos equivalentes à quantidade de dióxido de carbono.

Catarina Barreiros formou-se em Arquitetura, foi stylist de moda, tirou um Mestrado em Gestão, trabalhou em Marketing Digital e, no meio de voltas e contravoltas, descobriu na sustentabilidade a base da sua vida, primeiro privada e depois profissional. No projeto "Do Zero", explora a temática a fundo e encontra respostas para perguntas que não sabia existirem... será que precisamos mesmo de usar papel higiénico?

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda