O cabelo conta histórias. Diz-nos o que somos e o que queremos. Dá-nos personalidade. E assume vida própria. Por estas e outras razões, o cuidado com os fios capilares e o couro cabeludo é um ritual ao qual estamos destinados para toda a nossa existência. Lavar, pentear e hidratar são passos imprescindíveis para um cabelo brilhante, bonito e saudável. É aqui que também entra a secagem. Através do difusor ou secador, retiramos toda a água em excesso do cabelo proveniente do banho. Mas será que estamos a secá-lo da forma mais acertada?
A Miranda fez o trabalho por si. Recorreu à sua extensa lista de hairstylists e colocou-lhes a pergunta que faz há vários anos: “Como se deve secar o cabelo?”Filipa Martins, expert em coloração, Cláudio Pacheco, diretor criativo do Chiado Studio, e Joana Oliveira, hairstylist do salão Hair Fusion, dão-nos as respostas.
Manual para secar o cabelo da forma correta:
- Enxugar o cabelo. É crucial retirarmos toda a água em excesso com uma toalha.
- Antes de iniciar a secagem, deve usar (sempre) o protetor térmico. A sua grande função é de proteger os fios capilares contra a agressão do calor.
- Se quiser um cabelo liso e sedoso, seque-o na forma vertical. Pelo contrário, se quiser um cabelo encaracolado e volumoso, opte por secá-lo de cabeça para baixo.
- Separe o cabelo por mechas e, com a ajuda de um pente quadrado, vá secando o cabelo de um lado para o outro.
- Comece por secar o cabelo com o secador na sua potência máxima. À medida que os fios capilares vão ficando secos, vá diminuindo a intensidade.
- Mantenha o secador a uma distância 15 cm do couro cabeludo, para evitar danos na raiz do cabelo.
- No final da secagem, pode sempre utilizar uma placa para dar um toque final ao look. Se o seu cabelo for encaracolado, evite colocar a placa na zona da raiz, para não retirar o volume.
- Para um brilho extra, adicione umas gotas de sérum ou um óleo de hidratação.
Comentários