O cabelo conta histórias. Diz-nos que somos e o que queremos. Dá-nos personalidade. E assume vida própria. Por estas e outras razões, o cuidado com os fios capilares e o couro cabeludo é um ritual ao qual estamos destinados para toda a nossa existência. Lavar, pentear e hidratar são passos imprescindíveis para um cabelo brilhante, bonito e saudável. É aqui que também entra também a secagem. Através do difusor ou secador, retiramos toda a água em excesso do cabelo proveniente do banho. Mas será que estamos a secá-lo da forma mais acertada?

A Miranda fez o trabalho por si. Recorreu à sua extensa lista de hairstylists e colocou-lhes a pergunta que faz há vários anos: “Como é que se deve secar o cabelo?” Filipa Martins, expert em coloração, Cláudio Pacheco, diretor criativo do Chiado Studio, e Joana Oliveira, hairstylist do salão Hair Fusion, dão-nos as respostas.  

Manual para secar o cabelo da forma correta:
  1. Enxaguar o cabelo. É crucial retirarmos toda a água em excesso com uma toalha.
  2. Antes de iniciar a secagem, deve usar (sempre) o protetor térmico. A sua grande função é de proteger os fios capilares contra a agressão do calor.
  3. Se quiser um cabelo liso e sedoso, seque-o na forma vertical. Pelo contrário, se quiser um cabelo encaracolado e volumoso, opte por secá-lo de cabeça para baixo.
  4. Separe o cabelo por mechas e com a ajuda de um pente quadrado vá secando o cabelo de um lado para o outro.
  5. Comece por secar o cabelo com o secador na sua potência máxima. À medida que os fios capilares vão ficando secos, vá diminuindo a intensidade.
  6.  Mantenha o secador a uma distância 15 cm do couro cabeludo para evitar danos na raiz do cabelo.
  7. No final da secagem, pode sempre utilizar uma placa para dar um toque final ao look. Se o seu cabelo for encaracolado, evite colocar a placa na zona da raiz para não retirar o volume.
  8. Para um brilho extra, adicione umas gotas de sérum ou um óleo de hidratação.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda