Se ainda não é seguro dizer que já todas as celebridades passaram pela fase do cabelo loiro platinado, andamos certamente por lá perto. Kim Kardashian, Gwen Stefani, Dua Lipa e Emilia Clarke são algumas das personalidades que, embora tenham cabelo naturalmente escuro, já o pintaram de platinado a certo ponto (no caso de Stefani, escolhendo essa cor como imagem de marca) e nos inspiram, ainda hoje, a fazer o mesmo. As naturalmente mais loiras, como Karlie Kloss e Jennifer Lawrence, também aderiram ao tom intemporal.

Mas pintar o cabelo desta cor não é uma decisão que se deva tomar sem antes ter em conta alguns aspectos. A Miranda diz-lhe tudo o que precisa de saber, antes de escolher o caminho do platinado.

Como funciona?

Quando dizemos “pintar” o cabelo de loiro platinado, o que na verdade queremos dizer é “descolorar”: um cabelo platinado tem ausência de cor, portanto qualquer cabelo mais escuro precisará de remover a sua cor natural de forma a criar uma tela quase branca. Esta cor é conseguida através de uma ou (geralmente) várias sessões de descoloração do cabelo, que devem sempre ser feitas por um profissional. Se decidir fazê-lo, prepare-se para tirar o dia; esta não é uma ida ao cabeleireiro de apenas uma hora, mas de pelo menos quatro, por isso leve snacks e bom material de leitura.

Alerta, loiras e loiros: 5 champôs roxos para o melhor cabelo de sempre
Alerta, loiras e loiros: 5 champôs roxos para o melhor cabelo de sempre
Ver artigo

O descolorante é aplicado primeiro nas pontas, e só depois na raiz, porque o calor natural da pele faz com que o produto reaja com maior rapidez. A intensidade das sessões (e os graus do descolorante) vão depender muito da cor, da grossura e da saúde do seu cabelo. Idealmente, um cabelo forte e naturalmente loiro seria o mais rápido a conseguir o resultado final, e no oposto estaria um cabelo muito escuro e fino, ou em muito mau estado (e é por isso que deve sempre ser sincera quando o cabeleireiro lhe pergunta o que fez ao cabelo no passado, em termos de coloração e descoloração). Em cabelos escuros, a descoloração é dividida em várias sessões para que o cabelo tenha tempo de recuperar das agressões do descolorante enquanto as muitas camadas de pigmento são removidas aos poucos.

Depois da descoloração, o cabelo recebe um banho de toner - este produto vai eliminar o tom amarelado do cabelo, harmonizar a cor, e, consoante o desejado, deixá-lo mais loiro ou mais platinado. O toner é uma coloração temporária que vai desaparecendo com as lavagens, e é aí que entra o champô roxo: uma forma de prolongar o efeito do primeiro processo e de manter os amarelos à distância. Eventualmente, o cabelo amarelado e as raízes vão chegar. Se não quiser esse tipo de visual, terá de repetir o processo de descoloração no cabeleireiro.

Os cuidados em casa

Além do champô roxo obrigatório, outra parte muito importante é a hidratação, que deve ser levada muito a sério em cabelos descolorados. Quando o cabelo passa por um processo destes, fica muito mais frágil e seco, porque a descoloração abre as cutículas do cabelo e faz com que os fios percam muitos dos seus nutrientes naturais. Noutras palavras, um cabelo descolorado está sempre cheio de "sede" e desesperado por hidratação - e é por isso mesmo que deve dar-lha constantemente, para um aspecto macio e saudável.

Os cortes e cores de cabelo tendência para 2019
Os cortes e cores de cabelo tendência para 2019
Ver artigo

É importante, no entanto, esclarecer que um cabelo descolorado nunca volta à cor normal, nem ao estado de saúde de um cabelo virgem - é uma situação irreversível que só desaparece depois de deixar as raízes naturais crescerem, se assim o desejar. Pintar por cima é uma opção, mas nenhuma cor conseguirá fixar-se no cabelo descolorado por muito tempo, pelo que terá de fazer sessões de coloração frequentes até que as raízes naturais cresçam por completo.

Que tipo de hidratação pode dar ao seu cabelo descolorado? As máscaras são essenciais, assim como os óleos e os séruns. O champô seco, por outro lado, será um dos seus melhores amigos - o cabelo descolorado deve ser lavado menos vezes para manter o tom por mais tempo, e por ser já naturalmente mais seco que o cabelo normal.

Será que me fica bem?

Aquilo que fica bem a alguém é sempre relativo, mas no que toca a cabelos platinados a regra costuma dizer que, se foi loira em criança, este tipo de loiro ficar-lhe-á bem. O seu tom de pele (mais frio ou mais quente) também dá pistas quanto à cor que melhor lhe fica (se tiver pele de tom frio ficará quase de certeza bem com os tons mais brancos e acinzentados, enquanto as peles de tons quentes serão aconselhadas a pintar em loiros com tons dourados e mel).

Perguntas a fazer antes de dizer "sim" ao platinado

Tenho tempo, dinheiro e paciência para toda a manutenção que devo fazer em casa? Porque entre duches mais longos que o habitual, um sem número de produtos na casa-de-banho e a ida frequente ao cabeleireiro, vai precisar dos três.

Estará o meu cabelo em condições para aguentar uma série de descolorações? Se por exemplo costuma pintar o cabelo, será muito mais difícil remover as camadas de cor que já tem, e só depois chegar à sua cor natural. Isto implica descolorações mais agressivas ou divididas num maior número de sessões.

Irei gostar de me ver com cabelo loiro platinado? Afinal, esta é uma decisão irreversível, pelo menos até o cabelo natural da raiz ter crescido completamente. Se possível, experimente uma peruca da mesma cor antes de decidir descolorar, para ter uma ideia de como ficaria com o novo visual.

Se seguir em frente, esteja preparada para...

  • Algum desconforto. O processo de descoloração aquece o escalpe e geralmente provoca alguma comichão, mas nada que seja excessivo (é por isso que é recomendado que não lave o cabelo nos dias antes da descoloração, para que a camada de gordura criada no escalpe ajude a protegê-lo). Pentear o cabelo também será um pouco mais complicado, porque passa a ter uma maior tendência para embaraçar.
  • Uma nova imagem. Uma mudança de visual drástica tem um impacto enorme não só no cabelo em si, mas também na forma como este se relaciona com o seu rosto e com a roupa que veste. O cabelo claro tem tendência a dar uma aparência mais jovem e a iluminar o rosto, mas também a destacar algumas imperfeições. É possível que aquele batom que antes lhe ficava mal agora lhe fique bem (ou vice versa), que queira de repente usar mais ou menos maquilhagem, e que certas cores de roupa agora ganhem destaque, enquanto outras se apagam.
  • Evitar a piscina e o mar, porque o cloro e o sal influenciam os químicos do cabelo descolorado e podem mudar ou remover a cor (o cloro, por exemplo, tem tendência a deixar o loiro platinado verde).

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram