Foi no passado mês de Maio que a Miranda e a Chanel se juntaram para organizar a primeira #BeautyClass, um evento de Beleza que contou com convidadas especiais e onde muito se aprendeu sobre maquilhagem e skincare.
O professor em questão foi Iván Gomez, makeup artist e embaixador da marca em Espanha, que apresentou a nova linha Les Beiges e partilhou algumas dicas para um look fácil e discreto, perfeito para aqueles dias de Verão em que não queremos usar muita maquilhagem.
As pontas dos dedos são a melhor ferramenta de maquilhagem
Pelo menos, no que toca à aplicação do corrector de imperfeições . Iván explicou que "neste tipo de maquilhagem, em que queres um acabamento natural, o pincel vai saturando a pele com produto. Não significa que fique mal, mas fica menos natural. Já a pele da mão é porosa, o que significa que todo o produto de que a pele não precise, todo o excesso, fica na própria mão."
O maquilhador considera a mão "o filtro perfeito para aplicar maquilhagem", porque recebe tudo aquilo que a pele do rosto não quer. Esta é, portanto, a primeira dica: para um acabamento natural, aplicar corrector com os dedos.
Tudo é um jogo de luz e sombra
"A beleza é equilíbrio. Por isso, o objectivo é sempre equilibrar o rosto, e isso consegue-se quando realçamos volumes de forma natural. Portanto, realço o que quero, o que me agrada, e neutralizo o que não me interessa.", explica Iván sobre o equilíbrio de proporções.
Para atingi-lo, o maquilhador diz que o bronzer não pode ser aplicado um pouco por todo o rosto, como fazemos tantas vezes quando temos pressa. Na verdade, deve ser aplicado estrategicamente. "Se por exemplo aplicar bronzeador mesmo na maçã do rosto, vou estar a anulá-la. Por isso o truque mais fácil para saber onde colocar o bronzer é imaginar uma forma oval a emoldurar o rosto, e aplicar o produto fora dessa forma: no maxilar, perto da linha frontal do cabelo, e abaixo das maçãs do rosto, para fazê-las sobressair. O osso da maçã do rosto fica reservado para o blush e, no ponto mais alto, para o iluminador."
O melhor truque para a máscara de pestanas cansada
"Quando maquilho actrizes que têm um press day muito longo pela frente, elas pedem-me sempre para aplicar muita máscara de pestanas. No entanto, em vez de aplicar várias camadas de máscara, descobri com elas que é melhor usar um curvex primeiro, aplicar a máscara e deixar que seque. Quando já tiverem passado duas ou três horas e formos retocar o corrector, em vez de retocar também a máscara eu simplesmente volto a usar o curvex. Isto porque quanto mais saturo a pestana com produto, mais caída ela fica. E para umas pestanas frescas e um olhar desperto, é melhor não aplicar mais produto e simplesmente voltar a usar o curvex."
Quando questionado sobre o perigo das pestanas com máscara se colarem ao utensílio, Iván explicou que é importante ter muito cuidado, e deixar que a máscara seque. Este é um passo de retoque para refrescar a maquilhagem depois de várias horas, e não algo que se faz durante todo o processo de maquilhagem inicial. "Nesta situação, o pigmento da máscara vai ter tendência a colar-se ao ferro do curvex, e portanto é importante que se use o utensílio apenas uma vez em cada olho", esclareceu.
Comentários