Quem já foi maquilhada por um maquilhador profissional pode atestar: aplicam o produto da forma perfeita, têm uma técnica exímia que faz com que aquele cat-eye pareça tão simples como descascar uma banana, e deixam-nos com aquela sensação de que, mais do que transformar o rosto, este pode ser trabalhado, tirando-se partido de certas feições e camuflando-se outras.

Mas há o outro lado. O lado mais excêntrico, mais "fora", mais ousado, visível nos editoriais que percorrem essas bancas (no caso das revistas) e essa Internet fora. Fazem uma espécie de magia que cria um imaginário ao qual ficamos presos, nem que sejam por uns segundos, até ao próximo scroll ou virar de página.

Olhámos para o Instagram, a nossa atual fonte diária de inspiração, e damos-lhe a conhecer seis contas de maquilhadoras nacionais a quem deve clicar "seguir".

Joana Moreira

É uma das 11.700 pessoas que segue a Joana? Um dos nomes mais consolidados da indústria, é provável que o nome lhe seja familiar já que é referência assídua nas grandes publicações de Moda nacionais. É maquilhadora desde 1997 e, entre a Moda e a publicidade, cria looks capazes de nos tirar o fôlego, como este que criou para a atriz Victoria Guerra e que queremos recriar ASAP.

Inês Aguiar

A mais nova da lista, Inês é licenciada em Design, mas depressa o seu destino se cruzou com a maquilhagem. Hoje assina trabalhos para publicações como a Vogue, Elle, GQ, Portuguese Soul, entre outras, mas também para campanhas de marcas e até programas de entretenimento. Do seu portefólio, não conseguimos esquecer as incríveis "sardas de unicórnio" que criou recentemente para a Sea3p0.

Inês Franco

Com uns impressionantes 112 mil seguidores, Inês é um nome conhecido do público geral, muito à conta da sua presença em programas de televisão e de maquilhar algumas das mais mediáticas figuras públicas portuguesas. No Instagram faz algo nem sempre usual: dá ensinamentos, muitos deles preciosos e verdadeiramente úteis, como este para alongar o olhar.

Elodie Fiuza

O trabalho de Elodie já estrelou capas de revistas como a Máxima, Saber Viver, Men's Health... e páginas da Miranda. Apesar do currículo invejável, admitimos: adoramos o Instagram também à conta da pequena Chloé, a bebé da maquilhadora. Isso e looks como este de Zara Bicha, para a revista Elle, com um eyeliner que (quase) merece uma vénia.

Patrícia Lima

Viu a capa da Vogue com Chiara Scelsi e os irmãos Sampaio? Aquela pele digna de inveja de tão luminosa e aparentemente sem esforço? Foi tudo obra de Patrícia, que fez a sua magia, como de resto sempre nos seus trabalhos que vai partilhando com regularidade no Instagram. Segui-la é só tornar o seu feed mais bonito.

Antónia Rosa

Uma das mentes mais criativas e pioneira da maquilhagem em Portugal. Antónia trabalha com a ModaLisboa desde a sua primeira edição. Vê-la nos bastidores é electrizante. É rápida, prática e pragmática. Tudo qualidades para trabalhos "fora da caixa", que partilha no Instagram, e que intercala com fotografias mais pessoais, que nos deixam entrar um bocadinho nos bastidores.

Este look, do desfile de Luis Carvalho, em março, ainda não nos saiu da cabeça.

Cristina Gomes

Rejeita a maquilhagem como Arte, como o disse ainda há pouco tempo. Nas palavras da própria, a maquilhagem "é sempre um trabalho em prol de outros. Até porque a nossa “tela” nunca é branca: é uma pessoa com tudo o que isso implica. Nunca começamos do zero". O trabalho de Cristina está espelhado no Instagram onde vai partilhando fotografias que só que queremos recriar - como este look, publicado na revista Máxima, que é, a nosso ver, a definição perfeita de rosto primaveril.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.