1. Hidratar, hidratar

"Independentemente do tipo de manicure que optemos fazer, em casa ou com uma profissional há cuidados fundamentais que devemos de ter. As unhascutículas para estarem bonitas, mas também saudáveis devem de estar bem hidratadas. Este será o primeiro passo para uma manicure perfeita"

2. Deixar as cutículas em paz

"Considero que o principal e mais grave erro é cortar as cutículas. Este erro assenta em alguma falta de informação, mesmo junto de "profissionais". As cutículas são fundamentais, possuem uma função muito importante, são a protecção natural das unhas, por isso não devem de ser cortadas, mas sim hidratadas e empurradas. (...) O corte das cutículas era feito com o objectivo de alongar o leito da unha, entrando num círculo vicioso pois ao fazê-lo estava-se a estimular o crescimento das mesmas. Actualmente sabemos que a cutícula é uma barreira natural, que protege o aparelho ungueal, impedindo a entrada de vírus, fungos e bactérias. Como consequência de retirar ou cortar a cutícula podem surgir infecções periungueais como paroníquia, além de facilitar o surgimento de unhas encravadas e granuloma piogénico, que é a carne esponjosa ao redor da unha. É necessário tratar as cutículas, empurrando-as e hidratando idealmente com óleos, diminuindo assim a vontade de removê-las."

Manicure: os erros que pode estar a cometer
Manicure: os erros que pode estar a cometer
Ver artigo

3. Escolher um formato que favoreça

"Nem sempre escolhemos o que nos favorece, o que nos ajuda a aumentar a elegância e o equilíbrio estético da mão. (...) Deve-se ver o conjunto unhas/dedos/mão, e a regra deve ser a de favorecer o conjunto. Considero que uma mão bonita é esguia, desta forma devemos ir ao encontro deste ideal, dando um formato à unha que alongue os dedos. Quanto ao comprimento da unha natural gosto da minha regra de que a borda livre nunca deve ultrapassar metade do comprimento do leito, e idealmente 1/3. É importante que as unhas estejam adaptadas à nossa vida, e muitas vezes querer adoptar o comprimento de unhas das “famosas” não é o ideal."

4. Utilizar os produtos certos

"É fundamental a escolha de bons produtos. Os produtos de manicure - base, verniz e top coat, mas também óleo de cutículas e o creme de mãos que devem de estar na mesa-de-cabeceira. Obviamente recomendo os nossos produtos estrelas: vitaplus e hand cream Velvet."

5. E dispensar outros

"Para empurrar as cutículas gentilmente, aconselho a unha do polegar, nunca causa traumas e é fácil de controlar a força a aplicar."

6. Cuidar das unhas frágeis

"Aconselho para quem possui unhas frágeis o mais recente produto Nails4’Us, o Nail Serum Nº 1., pois uma manicure perfeita exige unhas saudáveis. Este produto mais do que uma base é um sérum que repara em profundidade as unhas frágeis tornando-as mais fortes."

10 vernizes para usar este Outono
10 vernizes para usar este Outono
Ver artigo

7. Em casa... jogar pelo seguro

"[Para uma manicure feita em casa] aconselho a escolha de cores nude, para minimizar eventuais falhas na pintura e ao aplicar o verniz ter o cuidado de nunca o encostar à cutícula."

8. O segredo de uma boa duração

"Deveremos escolher uma boa base, recomendo o Ultrafix da Nails4’Us que potencia a adesão do verniz, deixá-la secar e aplicar a primeira camada de verniz sempre fina. A primeira camada tem como objectivo desenhar o contorno da unha junto à cutícula, não tem de cobrir. A cobertura deverá ser dada pela segunda camada, que só deve ser aplicada após a primeira estar seca. Devemos também de escolher um top coat que proteja o verniz e dê brilho. Recomendo o Ultradry da Nails4’Us de secagem rápida e ultra brilho."