Lola Carvalho, Miguel Stapleton, Mafalda Belo, Inês Aguiar e Mel Jordão - se estes nomes não lhe são estranhos, é capaz de já ter visto o seu trabalho em algum lugar da Internet. Não, não são uma nova banda pop nem um grupo de super-heróis, mas quase: é que já sabemos que tudo o que junte este número exato de pessoas acaba sempre por ser especial.  Tal como num Quintento Fantástico, também cada um destes 5 nomes esconde algum super-poder da maquilhagem: Lola sabe como mimar as suas noivas, Miguel é sobre técnica mas tudo com muita calma, Mafalda trabalha de forma fresca e leve sobre o rosto das suas clientes, Inês é pura energia e intemporalidade e Mel é perita em por as mulheres a sorrir para o espelho. E o que é que eles têm em comum além de fazerem magia com as mãos? Acabaram de se juntar numa missão para tornar os dias de casamento ainda mais especiais - e bonitos. Aquilo que era o sonho deles e de muitas noivas de Portugal acaba de se tornar realidade.

Falámos com Miguel Stapleton que nos contou tudo sobre a nova plataforma queridinha das noivas, a Fresh Faced.

 Como surgiu a ideia de criar a Fresh Faced?

A ideia surgiu literalmente de um sonho que a Lola teve e que me contou um dia em que fomos à praia.  Disse-me que tinha sonhado que tínhamos organizado um website só para noivas - e apercebemo-nos rapidamente que era um sonho muito realista!

E de onde surgiu o nome?

O nome surgiu porque quando uma noiva tenta explicar o que pretende com a maquilhagem no seu dia do casamento a frase que mais surge é "I want to look fresh!" [Quero ter um ar fresco/saudável]

Quais são os serviços que oferecem?

Para além do mais óbvio que é maquilhar a noiva, também estamos disponíveis para maquilhar as convidadas e permanecer no local do casamento para retoques durante a festa. Somos um grupo especializado em maquilhagem apenas, mas é claro que fazemos as nossas recomendações de cabeleireiros se a noiva pedir. Somos muito organizados no que toca a horários e o mais comum é maquilhar a noiva e também as madrinhas e mães da noiva e do noivo, portanto também nos organizamos entre nós e comunicamos com a noiva para criar uma folha de serviço onde está descrito quem é maquilhado com que maquilhador e quem é penteado com que cabeleireiro e a que horas, para evitar confusão.

A Fresh Faced nasceu também voltada para as noivas internacionais que visitam o nosso país.

Com o boom de turismo que Portugal teve ao longo dos últimos anos, temos sido contactados muitas vezes por noivas que vêm de fora e já não são só as inglesas, cujo amor pelo nosso bom tempo não é recente - cada vez mais aparecem clientes de países como a Alemanha, Estados Unidos e até Austrália a querer saber se fazemos maquilhagem para casamentos. Este tipo de cliente, tal como as portuguesas, muitas vezes quer saber que tipo de trabalhos fazemos sem ser casamentos, se podemos organizar uma equipa para maquilhar as convidadas e se "sabemos maquilhar olhos asiáticos" ou "têm bases para tons de pele mais escuros?"

Somos cinco maquilhadores e criámos o site porque sempre que já estávamos ocupados em certa data ou precisávamos de mais alguém para nos ajudar num evento, acabávamos por recomendar os profissionais em quem mais confiamos. Muitas vezes as clientes pedem para ver o nosso portfólio (querem ver como maquilhámos outras noivas e às vezes com características muito específicas), outras vezes perguntam se podem marcar uma reunião ainda antes da prova para perceber se somos reais e não só um nome na Internet que alguém recomendou, que conseguimos comunicar em inglês e falar sobre o nosso estilo. É por isso para além de um portfólio de noivas, fizemos ainda um vídeo introdutório para cada um de nós!

Como é que as noivas conseguem decidir qual de vocês é o match perfeito para elas?

Tentamos dar destaque à diversidade de estilos que cada um de nós tem. No entanto, para quem não tem a certeza de estilo mais gosta temos um quizz completamente despropositado com umas perguntas que pouco ou nada têm a ver com maquilhagem para que a cliente consiga ter um match... Pode não se apropriar a nível de visual mas de certeza que vai criar alguma união entre as partes, talvez até um ataque de riso a meio da prova!

O que distingue a Fresh Faced no mercado?

Não somos uma empresa, a Fresh Faced trata-se apenas de uma sistematização do que já estava a acontecer, os maquilhadores que recomendávamos e os serviços que oferecemos. O que nos destaca é a dedicação que cada um de nós individualmente tem desde sempre: organização máxima, cuidado e empatia com a cliente e toda a exigência e perfeccionismo no nosso trabalho de maquilhagem para contribuir para um dia de casamento no país que estamos a representar.

Noivas: os acessórios de cabelo mais bonitos para o dia de casamento
Noivas: os acessórios de cabelo mais bonitos para o dia de casamento
Ver artigo

Em que difere a maquilhagem do dia do casamento dos vossos trabalhos ligados ao mundo da Moda ou celebridades, por exemplo?

Os casamentos são dias especiais a vários níveis, e a nível de trabalho não é diferente. Temos de saber lidar com emoções fortes, nervosismo e indecisões. Diria que no fundo, é o que melhor representa o "atendimento à cliente", no sentido em que estamos a proporcionar uma experiência que deve fazer a noiva sentir-se bem, preparada para um momento muito sentimental - é diferente de um trabalho de moda ou televisão, em que as pessoas que estamos a maquilhar muitas vezes não estão a ser maquilhadas por interesse próprio.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.