E se lhe dissessemos que ao arranjar as sobrancelhas pode ajudar mulheres portuguesas? É isso que acontece no mês de Maio nas lojas Benefit, bem como nos balcões da marca, nas lojas Sephora.

Dando continuidade ao programa Bold is Beautiful, a marca de Beleza compromete-se a doar 100% da faturação em epilação de sobrancelhas durante o mês de Maio a duas ONG's locais: a Dress for Success e a Associação Humanidades, que trabalham para empoderar jovens mulheres portuguesas em situações delicadas. Este ano, contudo, há também um produto que reverte para esta causa. Até ao final do ano, todas as vendas do 3D Browtones magenta serão entregues a estas associações.

Exemplo prático

De acordo com a marca, com apenas uma epilação de sombracelha é possível garantir um workshop de literacia emocional para uma jovem mãe. E oito serviços de epilação de sobrancelhas permitem empoderar três jovens mães na comunidade durante um mês.

Desde o lançamento global do Bold is Beautiful, em 2015, a Benefit já conseguiu angariar mais de 16.5 milhões de dólares para ONG's locais em todo o mundo. Este ano, em Portugal, contam com três madrinhas muito especiais.

As madrinhas

Em 2019, o Bold is Beautiful ganha três embaixadoras nacionais: Catarina Raminhos, a fadista Raquel Tavares e a actriz Leonor Seixas.

Catarina Raminhos, que já mantinha uma relação com a Associação Humanidades, descobriu o projecto em 2018. "No ano passado tive o contacto com este projeto e achei muito interessante e muito útil na nossa sociedade", conta à Miranda, revelando-se orgulhosa com o seu papel de madrinha. "Acho que, de facto, um pequeno gesto nosso, que ainda por cima nos vai tornar mais bonitas, pode ajudar jovens mulheres a ganhar mais poder, e isso faz toda a diferença na vida delas", diz.

Catarina Raminhos
Catarina Raminhos Catarina Raminhos

Catarina admite que a preocupação com a Beleza é uma coisa recente. "Até há bem pouco tempo não ligava nenhuma há imagem. Acho que andava demasiado distraída com outras coisas", conta, garantindo que hoje cuida de si de forma "religiosa". "É engraçado que o interesse pela maquilhagem ganhei muito com a Benefit. Por causa deste projecto acabei por estar ligada a esta marca e atenta ao que ia fazendo e comecei a gostar muito dos produtos. Acho que estão preparados para pessoas que têm pouco tempo. Essa parte da logística e do tempo é muito importante quando temos filhas pequeninas", explica.

"[A Benefit tem produtos] preparados para pessoas que têm pouco tempo. Essa parte da logística e do tempo é muito importante quando temos filhas pequeninas." - Catarina Raminhos

Já para Leonor Seixas, a associação à marca e à campanha aconteceu de forma natural. "Tudo o que tem a ver com felicidade, com termos mais poder e sentirmo-nos bem todos os dias, conseguirmos viver o presente, é sempre uma razão para celebrar, para comunicar e para partilhar amor", diz. Quanto a cuidados de Beleza, a actriz recorre, sem preonceito, aos chavões: "Vai ser super cliché, mas eu acho que o mais importante para nós estarmos bonitos é sentirmo-nos bem, eu acho que quando nos sentimos [bonitos] bem há uma luz que passa, e eu acho que esse é o melhor produto de beleza". No entanto, admite que "há sempre uns miminhos que podemos acrescentar". Leonor diz-se abençoada com "uma genética porreira", mas adora cremes, tem um amor recente pelos óleos e diz que que é "daquelas" que tem um creme para tudo. Mas há algo, para si, que não pode falhar: as sobrancelhas.

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"Eu adoro ver mulheres sem maquilhagem, naturais, mas por acaso uma coisa com a qual eu sempre embirrei foi sobrancelhas, eu sempre tive a sobrancelha grossa, até fui muito criticada no meu início de carreira, todas as maquilhadoras me diziam 'temos de fazer as sobrancelhas', e eu não deixava. Hoje em dia, finalmente, as sobrancelhas tornaram-se uma Moda, e ainda bem, porque realmente faz muito uma cara. Não ter maquilhagem é suportável, não ter rímel é suportável, não ter um batom, um glow, é suportavel. Ter as sobrancelhas despenteadas e feias, eu sinceramente, confesso, que não consigo. Mas eu sempre fui assim", remata.

"...até fui muito criticada no meu início de carreira, todas as maquilhadoras me diziam 'temos de fazer as sobrancelhas', e eu não deixava." - Leonor Seixas, actriz
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sd Leonor Seixas, Raquel Tavares e Catarina Raminhos.

Para a fadista do grupo, Raquel Tavares, a ligação ao projecto da marca norte-americana aconteceu pela partilha de valores. "A Benefit tem um conceito que me diz muito. Foram duas mulheres que criaram esta marca com uma especificidade muito interessante, duas mulheres que se emanciparam, que quiseram sair da caixa, dos estereótipos da sociedade, e só por isso acho que já vale a pena associar me a esta marca", assegura à Miranda, acrescentando que "fazer parte do Bold is Beautiful faz todo o sentido porque eu acredito que não há cosmético nenhum que disfarce uma pessoa não estar bem, uma mulher tem de se sentir bem, altiva e segura de si mesma".

"Quando a pessoa está cansada, quando está triste, não há maquilhagem que disfarce isso", frisa. "Claro que a makeup pode ajudar, mas primeiro temos de estar felizes por dentro. E este projeto vem nesse sentido, mulheres que não tiveram as mesmas oportunidade que algumas de nós, mulheres que acham que já não vão a tempo, e isso não é verdade, vai-se sempre a tempo de ser feliz e de conquistar alguma coisa e por isso é que eu faço parte do projecto, porque eu própria passei por fases menos fáceis da minha vida. Sou artista, hoje estou aqui, num lugar confortável, mas já estive noutro lugar. E por isso tive de caminhar bastante. Fazer as sobrancelhas não era uma prioridade na minha vida, não tinha como fazê-lo. Hoje posso. Por isso, se eu puder ajudar alguém para quem daqui a um tempo fazer a sobrancelha seja algo normal, e que as pripridades sejam outras, então eu já contribui para alguma coisa e isso já faz de mim uma pessoa um bocadinho melhor".

"Vai-se sempre a tempo de ser feliz e de conquistar alguma coisa e por isso é que eu faço parte do projeto" - Raquel Tavares, fadista

Raquel assume que os seus cuidados de Beleza são "muito simples", à conta da vida profissional que já exige muita maquilhagem. "No dia-a-dia evito o mais possível a maquilhagem. Tenho sempre a cara muito bem lavada, e nunca me deito com maquilhagem, isso é fundamental, nunca, e eu canto há mais de 25 anos, portanto maquilho me desde muito nova. Foi um cuidado que eu tive sempre", diz-nos.

Quanto a produtos de hidratação e limpeza, a artista não tem favoritos. Já na maquilhagem, a história é outra: "em relação à maquilhagen sou um bocadinho exigente no que diz respeito às bases, aos primers, à máscara de pestanas e ao blush, muito blush. (...) E a Benefit tem produtos fundamentais: as máscaras, os primers, os pós contactos, todo e qualquer produto de sobrancelhas, os blushes, iluminadores..."