O batom vermelho é o vestido preto da maquilhagem: de cor intemporal e ícone de sensualidade, é um must-have em qualquer bolsa de maquilhagem e uma das primeiras cores que geralmente compramos quando nos iniciamos no mundo da cosmética.

Mas embora todos os batons vermelhos pareçam iguais à distância, quantos mais experimentamos, mais confusas nos sentimos: se todos os batons são da mesma cor, porque é que um faz com que a minha pele pareça mais pálida do que o outro? Entre líquidos, mates, brilhantes e acetinados, qual escolho se quiser ter comigo O batom vermelho para todas as ocasiões? A Miranda foi à busca de respostas e conversou com o maquilhador Tom Perdigão, que esclareceu todas as dúvidas.

O que importa ter em conta

Na hora de encontrar o batom vermelho ideal, precisa de ter em conta dois parâmetros: o seu tom de pele e cabelo, e a fórmula que prefere. Embora todos os batons vermelhos pareçam semelhantes, os seus undertones, que podem ser mais frios ou mais quentes, variam.

Em termos de tons de pele, os batons com undertones frios (ou mais fechados) são os que ficam melhor às peles mais claras e às mais escuras. Os vermelhos quentes, ou mais abertos, costumam ser a melhor opção para as peles "médias", que se encontram algures no meio da escala.

Para morenas e tons de pele médios

10 batons vermelhos abaixo de 12 euros
10 batons vermelhos abaixo de 12 euros
Ver artigo

Segundo Tom, "as morenas são favorecidas pelos tons vermelho tomate, mais abertos, como é o caso do Hollywood Red, da Dior, ou do Ruby Woo da MAC". O maquilhador explica que geralmente prefere ver morenas com fórmulas mais mate, como é o caso do segundo batom mencionado, embora dependa sempre da preferência de quem o usa. Se escolher comprar uma fórmula mate por ser uma opção mais versátil, pode sempre colocar um pouco de gloss por cima quando quiser dar um twist diferente ao seu look.

Para loiras e tons de pele claros

Geralmente no grupo das peles mais claras, as loiras "costumam ficar especialmente bem com vermelhos mais frios e fechados", diz Tom. "Um dos batons que mais gosto de usar em clientes loiras é o Screen Siren, da Charlotte Tilbury, que é super pigmentado e bastante mate também. Outra opção com mais brilho é o Be Happy, da Lancôme".

O vermelho que leva o prémio

Em termos de vermelhos universais e versáteis, há um que o maquilhador adora e recomenda, especialmente sendo um dos mais acessíveis da sua lista de favoritos: o Classic Red, da Make Up Factory, tem acabamento mate e pode ser o investimento perfeito se está à procura de um novo batom.

Para tons de pele escuros

"A mulher que tem a pele negra tem também um lábio mais escuro, então o vermelho ideal deve ter, principalmente, um tom mais frio e imensa cobertura", esclarece o maquilhador. Isto porque, se a fórmula for demasiado transparente, a cor não vai sobressair. "Muitas vezes, a cliente negra tem também o lábio superior mais escuro que o inferior, ou vice-versa, o que é mais uma razão para usar um batom com muita cobertura de forma a garantir um resultado uniforme". Para estas situações, Tom aconselha a linha de Lip Tints Matte da Inglot, com batons com imensa cobertura e que funcionam especialmente bem nestes tons de pele.

Dica de expert

Tom Perdigão deixou bem claro que a parte mais importante de um look com lábios vermelhos é a aplicação do batom, que deve ficar perfeita. "Aplicar o batom vermelho dá quase tanto trabalho como o resto da maquilhagem, é quase uma segunda maquilhagem. É uma cor que se destaca, e portanto é muito fácil ver qualquer imperfeição. É importante perder o tempo necessário a aplicá-lo, vale a pena usar um pincel para batom para criar uma linha mais precisa, porque se não estiver perfeito pode estragar todo o look", concluiu.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.