Como é que devemos olhar para a maquilhagem hoje?

Há muitas razões pelas quais uma mulher usa maquilhagem. Na minha opinião, todas as razões que te permitam sentires-te melhor são boas razões. Quando comecei a minha carreira percebi que muitas mulheres que usam maquilhagem a usam para cobrir algum coisa. Hoje, e isto é mesmo a minha recomendação para todas as mulheres, a maquilhagem deve ser encarada como uma coisa maravilhosa com a qual devemos brincar. E deve ser sempre divertida.

É uma forma de mostrar ao mundo quão bonita tu és. Mas ajuda muito sentires-te bonita antes da aplicação da maquilhagem. Agora, pensar que não se pode sair de casa sem maquilhagem, nem que seja só cinco minutos, deixa-nos em stress. E desta forma nada é divertido.

E a maquilhagem não deve ser stressante.

Exactamente! A vida tem de ser divertida e a maquilhagem é uma parte disso. Hoje quero testar esta cor, amanhã outra, hoje sinto-me mais neutra, vou usar um nude, tudo isso é divertido. Mas é importante tirar a maquilhagem e, ainda assim, sentires-te linda.

É importante tirar a maquilhagem e, ainda assim, sentires-te linda.

Qual é então o verdadeiro poder da maquilhagem?

Poderes expressar-te em qualquer momento como te sentes. É como a roupa, não te sentes todos os dias de forma igual, às vezes sentes-te mais poderosa e queres que toda a gente olhe para ti nesse dia, então vais escolher cores mais vistosas e intensas. Com a maquilhagem é igual. É uma boa forma de te expressares de acordo com o teu mood, situação, etc. Se vais ao teatro fazes uma maquilhagem mais elegante, se vais sair à noite um bocadinho mais sexy, se vais para o escritório se calhar queres um look mais poderoso, confiante, com sobrancelhas talvez um bocadinho mais grossas, não tão finas.

O nascimento do Youtube fez brotar tutoriais de Beleza por todo o lado. Como é que vê isto reflectido na forma como as pessoas comuns se maquilham?

Há 20 anos, de facto, não havia Youtube. Nessa altura era muito difícil para as mulheres fazer uma boa maquilhagem, mas toda a gente esperava isso delas. Nessa altura comprava-se um livro de maquilhagem e... era isso. Agora há uma diferença enorme. Toda a gente hoje pode ser um makeup artist. Claro que tens de praticar, a primeira vez que andas de saltos pensas “isto nunca vai resultar comigo”. Mas depois vai aprendendo.

Hoje olho à minha volta e se antes nada era muito profissional, hoje já fazem contouring, strobing, sobrancelhas... Ou seja, vejo uma grande evolução na forma como as mulheres se maquilham hoje. Sabem não só o que usar como também técnicas profissionais. Nunca se imaginou ouvir uma mulher dizer “sim, eu faço o meu nariz parecer mais pequeno”.

Como é que isso afecta o seu trabalho enquanto makeup artist? Sente-se mais questionado?

Eu já faço isto há muito, muito tempo. E gosto sempre mais quando as pessoas são abertas e disponíveis ao que vou fazer. Mas o melhor que podemos fazer é aceitar as pessoas como elas são. Quando alguém te pergunta algo, por muito incómodo que possa ser, há uma razão para ela fazer a pergunta.

A propósito da sua carreira. O que é que aprendeu ao longo deste tempo que o tenha marcado verdadeiramente?

Eu diria a filosofia que aprendi muito cedo quando estava a trabalhar na MAC, de "all races, all sexes, all ages" (em português, "todas as raças, todos os sexos, todas as idades), ou seja, de que não há regras na maquilhagem. A única regra é que não há regras. Por isso esta filosofia de aceitar todas as pessoas marcou-me muito e acompanhou-me desde então.

Às vezes tenho mulheres mais velhas que me dizem: “eu queria usar glitter, mas não é permitido nesta idade”. E isso é o oposto do que eu quero passar às pessoas: não te preocupes com a tua idade, com o teu sexo, com nada. Usa o que te faz feliz! E é sob isso que vivo desde então.

Não há regras na maquilhagem. A única regra é que não há regras.

Eu nunca quero mudar o look de ninguém. Se me perguntasses se esse é o tom certo ou errado para ti, eu poderia dar-te o meu ponto de vista, mas no final, digo aos meus clientes: ouve-te a ti mesmo. Ninguém te pode dizer realmente qual é a cor certa para ti, porque tu já sabes. E parar de perguntar aos outros o que acham dá-te a liberdade de ser confiante para usar as cores que te fazem feliz.

Claro que há cores que são mais tendência, mas e se tens os lábios finos e se se usam estes tons pedra, nada frescos nem femininos? Essas cores podem ficar giríssimas no Instagram, mas se percebes que não ficam bem nos teus lábios tens de ser forte o suficiente para dizer que não vais usar a tendência. É muito importante olhares-te ao espelho, sozinha, sem opiniões alheias, e descobrir com o que te sentes bem. Porque não está um makeup artist sepre ao teu lado, e há tanto conhecimento em cada um. Se perguntares a 10 makeupartists qual é a cor certa para ti vais ter 10 respostas diferentes.

Parar de perguntar aos outros o que acham dá-te a liberdade de ser confiante para usar as cores que te fazem feliz.

Ainda assim podemos falar de tendências?

Claro (risos). As tendências não são uma coisa má. São inspiração! Mas sente-te livre para, se não gostares das cores da estação, não as usares.

Estamos em Dezembro. Como é que devemos abordar a temporada das festas?

Eu recomendaria, e isto é uma coisa da qual muitas mulheres têm medo, pestanas. Pestanas, pestanas, pestanas! (risos) Nem toda a gente está interessada em usar maquilhagem carregada, ou não tem experiência ou paciência para o fazer. Mas pestanas falsas são uma solução tão rápida para mudar o teu look do dia para a noite.

Glitter: 15 produtos de beleza para brilhar nas festas
Glitter: 15 produtos de beleza para brilhar nas festas
Ver artigo

É uma solução tão boa para dar vida aos olhos. Muitas vezes as mulheres sentem que têm o olhar pesado e cansado e acabam por ver tutoriais em que tudo é preto e escuro, mas não é o gosto de toda a gente. Pestanas falsas são uma possibilidade fantástica, e as da Make up Factory (marca à venda em exclusivo na Perfumes & Companhia) são fantásticas, não têm um efeito nada artificial e são cortadas à mão, são muito naturais. E fizemos também a banda transparente para ser fácil de aplicar.

pigmentos. Os pigmentos para esta temporada também são uma ótima solução porque consegues este efeito metálico forte sem ter que ter muita experiência. São fáceis de aplicar. O mais difícil de aplicar e esfumar acaba por ser as sombras em matte, mas tudo o que é shimmer aplica-se facilmente, até com os dedos, se quisermos.

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram