Fala-se cada vez mais de minimalismo e de uma abordagem mais consciente à Beleza - e ao mundo, no geral. Desde tomar uma série de hábitos mais ecológicos como resoluções de novo ano, até fazer pequenas mudanças no dia-a-dia, há muito a fazer para quem quer adoptar uma postura mais minimal no que concerne à maquilhagem.

Fazer uma limpeza

É o primeiro passo do processo: fazer uma limpeza de tudo o que tem em casa e selecionar o que fica e o que sai. Isto inclui verificar os prazos de validade dos produtos - o que não está em condições tem de ir obrigatoriamente para o lixo. O que está bom, fica (pelo menos, até aos próximos passos).

Selecionar

Seja um batom nude que comprou sem ter testado e cujo tom não combina com o seu tom de pele, uma base muito escura (ou muito clara), ou um verniz amarelo que jurou que ia usar, mas que, afinal, nunca usou, todos eles devem deixar de estar a ganhar pó no armário lá de casa. Se estão em boas condições, desfaça-se deles oferecendo-os a uma amiga próxima que os vá efectivamente usar.

Como encontrar o batom vermelho perfeito para si? Um maquilhador explica
Como encontrar o batom vermelho perfeito para si? Um maquilhador explica
Ver artigo

Pesquisar, pesquisar

Depois de ter tirado tudo aquilo que estava a mais, olhe para o resultado, seja honesta e faça uma lista do que lhe falta. Chegou à conclusão que não tem um bom corrector ou um blush suave o suficiente para o dia-a-dia? Anote na lista. Também nunca descobriu um bom desmaquilhante? Aponte também. Aproveite para investigar as marcas, os produtos, leia reviews, vá às lojas e peça para testar. No fundo, perceba o que é que pode fazer sentido comprar para o seu caso em particular.

Ser honesta com as suas preferências

Se raras são as vezes em que usa batom vermelho, faz mesmo sentido ter 10? Se não gosta de bases com alta cobertura, faz mesmo sentido ter aquela que é a última sensação no Instagram? Não. Mais do que embalagens bonitas, os produtos de Beleza devem fazer algo por nós - e, se não usamos, não faz sentido acumular.

Preferir qualidade sobre quantidade

A frase é um verdadeiro cliché, mas adequa-se ao caso. E não tem necessariamente que se relacionar com a questão financeira. Isto é, não significa que deve comprar um creme de luxo em vez de um creme de supermercado. Significa que deve comprar bons produtos, que sabe que resultam consigo, em vez de ter vários diferentes e não estar satisfeita com nenhum. Exemplo: se gosta daquela máscara de pestanas específica da Maybelline, é preferível comprar com segurança aquela do que ter cinco diferentes das quais não goste tanto, mas que acaba por ir comprando por serem mais baratas.

Como olhar para a maquilhagem hoje? Falámos com um maquilhador
Como olhar para a maquilhagem hoje? Falámos com um maquilhador
Ver artigo

Saber avaliar as novidades

É um erro comprar tudo o que são produtos novos como se não houvesse amanhã. Uma vez mais: vale a honestidade. "Vou comprar este bronzer porque gosto do tom ou simplesmente porque é bonito e me aparece constantemente no feed do Instagram?" É normal ver influencers de Beleza e meios de comunicação a falar sobre eles: afinal, são novidades. Mas convém ter algum distanciamento para distinguir o desejo real e o entusiasmo pela novidade.

Por outro lado, convém estar atenta e não ser absolutamente céptica, já que a indústria caminha sempre no sentido de mais conhecimento, mais investigação e novas fórmulas. Há sempre novos lançamentos que vale a pena descobrir - só precisa de conseguir perceber quais os que fazem sentido para si.

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram