Contouring

Esta tendência é certamente a mais popular das três, em parte graças à divulgação das irmãs Kardashian, que a têm vindo a usar há algum tempo. Contouring é um método de aplicação de maquilhagem que define e destaca certas áreas do rosto através do efeito de sombras criado por produtos bastante mais escuros que o tom da nossa pele. Esses produtos não devem ser confundidos com os bronzeadores, que costumam ter tons mais quentes e podem ter brilho; no caso da maquilhagem para contour, deve ser mate e costuma ter cores ligeiramente mais frias. Existe em versões em pó, líquidas e em stick.

Geralmente, este produto mais escuro é aplicado abaixo das maçãs do rosto, dos lados da cana do nariz e nas têmporas; depois de espalhado, cria uma sombra nessas zonas que destaca as partes mais iluminadas e dá a ilusão de um rosto mais magro ou definido. No entanto, contouring não é uma ciência exacta e pode ser aplicado noutras zonas do rosto: na linha frontal do cabelo se quiser fazer com que a sua testa pareça mais pequena, no maxilar ou queixo para definir essas zonas, e por aí adiante.

Depois de aplicar o tom escuro, deve aplicar um tom mais claro nas zonas que quer destacar (por exemplo, se quer destacar as maçãs do rosto, a cor mais clara deve ser aplicada nas maçãs do rosto e a mais escura logo abaixo). Pode ver este tutorial de contouring, onde Nikkie Tutorials mostra, passo a passo, como aplica a técnica no seu rosto.

4 produtos para fazer contouring

Strobing

Strobing é quase o oposto de contouring: em vez de usar tons escuros para criar sombras, utiliza produtos iluminadores nas zonas que quer destacar para simular luz, deixando as restantes com uma sombra natural. Desta forma, realçamos as zonas que mais facilmente  são iluminadas (nariz, maçãs do rosto, imediatamente acima e abaixo da sobrancelha, o arco do cupido) e deixamos o resto do rosto reagir em contraste.

A nível de produtos, strobing pode ser conseguido com iluminadores em pó, líquidos ou em stick, ou com cremes hidratantes e primers com algum brilho. O resto do rosto deve ser maquilhado com produtos mate ou menos brilhantes, se quiser evitar um resultado demasiado cintilante. Este vídeo explica-lhe como conseguir o look.

4 produtos para fazer strobing

Baking

O termo tem sido utilizado por drag queens desde há muito tempo, mas começou a ganhar popularidade entre youtubers, influencers e maquilhadores há uns anos atrás. Baking é uma técnica que deixa o pó translúcido solto assentar no rosto, permitindo que o calor da pele fixe a base e o corrector que estão por baixo.

É recomendado que, depois de aplicar a base e um corrector de imperfeições cremoso em toda a zona T e no contorno de olhos, seja colocado um pó translúcido em todas as zonas onde tenha sido aplicado o corrector. O pó vai absorver todos os óleos e iluminar essas zonas. Depois, deve deixar o pó assentar durante dez a quinze minutos, e remover o excesso com um pincel. O resultado final pode parecer demasiado pesado para o dia-a-dia, mas é perfeito para festas e sessões fotográficas. Patrick Starrr explica-lhe tudo neste vídeo.

4 produtos para fazer baking

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda