É talvez um pouco egoísta pensar que Euphoria foi criada para tornar o nosso início de semana melhor. A verdade é que é precisamente o que acontece. Claro que a série da HBO assume valores mais altos do que proporcionar-nos um bom escape televisivo ou uma dose exagerada de #makeupinspo, mas só por esses dois motivos já valeria a pena assisti-la. Não somos só nós que o dizemos: Euphoria, baseada numa minisérie israelita e com Zendaya num dos papéis principais, é um sucesso com números a comprová-la e fãs prontos a elogiá-la em qualquer situação, como nós ou Leonardo Dicaprio.
Poderíamos dizer que não sabemos como ficámos tão agarradas a Euphoria, mas não é verdade. A história, ou melhor, as histórias de cada personagem deste grupo de miúdos do liceu, que se passam em torno de drogas, sexo, amizades e romance, falam daquilo que não tem como barómetro a idade e que é a construção de uma identidade. Euphoria é estranha e familiar, é barulhenta e silenciosa, faz-nos desviar o olhar tantas vezes quantas as que ficamos embasbacadas. Dá-nos aquele pico de ansiedade boa, um êxtase passageiro e intenso, faz-nos ficar... eufóricas. E sim, grande parte se deve à maquilhagem.
Criada pela makeup artist Doniella Davy, há quem descreva os looks de beleza da série como uma nova linguagem de maquilhagem. De facto, a maquilhagem em Euphoria é um narrador por si só, pensada ao pormenor para falar por cada uma das personagens da série, bem como o que estão a sentir ou os momentos pelos quais estão a passar. Do visual grunge com resquícios de brilhos dado à toxicodependente Rue (Zendaya), ao extreme makeover para dominatrix da auto-estima de Kat (Barbie Ferreira), passando pelo sonho de qualquer concurso de beleza com pérolas em Maddy (Alexa Demie), a no-makeup-makeup amorosa da girl-next-door Cassie (Sydney Sweeney) ou a passagem por todas as cores do arco-íris que expõem a experimentação - e inocência - de Jules (Hunter Schafer).
A maquilhadora, que recorre ao Instagram como uma das suas maiores inspirações, costuma partilhar a mensagem que cada look pretende transmitir.
"Por detrás da sua armadura elaborada, Maddy sente a dor dos seus sonhos de infância arruinados e de um namorado psicótico e abusivo. Criei a sua maquilhagem para ter um elemento fantástico, porque apesar da sua personalidade confiante, a Maddy é uma romântica que quer transcender a ideia de 'casamento sem amor' que existe na sua casa", escreve Doniella sobre a maquilhagem de olhos feita com tons iridescentes e cristais que é o visual de assinatura da personagem de Alexa Demie.
Nas redes sociais, muitos já começaram a pôr em prática a inspiração de beleza da série - e os resultados são tão bons na vida real como na ficção. Este é o caso onde uma imagem vale mais do que mil palavras: veja os melhores looks por si e perceba porque Euphoria é a nossa nova inspiração máxima de maquilhagem. *efeitos secundários destas imagens incluem uma súbita vontade de usar glitter*
Comentários