Inês Aguiar

maquilhadores
créditos: Instagram @neseaguiar

"A minha maquilhadora preferida neste momento é a Isamaya French. Ela explora os beauty standards como ninguém, cria personagens e criaturas que não existem e associa-as a editoriais e campanhas de Moda. É verdadeiramente original no trabalho que faz e desafia tudo aquilo que consideramos bonito. Redefine os padrões de Beleza convencionais e consegue criar personagens que só existem na cabeça dela.

Ao mesmo tempo, faz uma capa na Vogue com a Rihanna como ninguém e aí, outra vez, cria uma personagem diferente para ela, sem próteses, sem nada, só maquilhagem, só maestria. Ela é genial. Está mesmo a redefinir os padrões de Beleza, o que é a Moda, como a Moda se pode aliar ao nosso imaginário, como não tem de ser uma coisa mundana."

Joana Moreira

makeup
créditos: Instagram @joanamoreira_makeup

"O meu maquilhador favorito já faleceu, mas foi dos primeiros maquilhadores que conheci há 20 anos atrás. O Kevyn Aucoin inspirou-me quando em 1997 comprei um livro dele chamado Making Faces. Esse livro fez-me apaixonar realmente por maquilhagem e ficava fascinada pela técnica dele de modificar completamente os rostos e criar personagens. Já na altura ele usava muito o contouring e o baking. Claro que actualmente faço e prefiro maquilhagens muito mais leves, frescas, com pouco coutouring e nada pesadas, mas a técnica de maquilhar olhos dele ficou-me sempre no ADN."

Paulo Almeida

makeupartists
créditos: Instagram @pauloalmeidamakeup

"Salvjiia, pela maneira que utiliza a maquilhagem para se transformar. A capacidade que tem de visualizar o rosto sem limites e criar formas apenas com claro/escuro é impressionante! Como maquilhador, inspira-me a desafiar o convencional e a criar formas diferentes de Beleza. Já sigo há alguns anos e agora foi a inspiração e criador da maquilhagem do desfile de Rick Owens."

Tânia Morais

makeupartists
créditos: Instagram @taniamoraismakeup

"A Katie Jane Hughes. Ela tem uma perspectiva da makeup completamente diferente do habitual. É minimalista, prática, criativa e ousada! Faz repensar todas as técnicas e perspectivas de qualquer maquilhador. É uma inspiração."

Miguel Stapleton

makeup
créditos: Instagram @miguelstapleton

"Sam Fine é uma referência no que toca a perfeição, especialmente no que diz respeito à pele, que é para mim a parte mais importante do processo e o que suscitou o meu interesse por maquilhagem em primeiro lugar. Tudo o que tem a ver com um ar clean e no makeup makeup é muito idolatrado, especialmente em fotografia de Moda, mas Moda revolve em torno de modelos que têm em grande parte uma pele que não necessita de grande trabalho, mesmo um acne tardio desaparece com um pequeno retoque digital.

5 maquilhadores portugueses para seguir nesta edição da ModaLisboa
5 maquilhadores portugueses para seguir nesta edição da ModaLisboa
Ver artigo

Talento e técnica quando estamos a falar de maquilhagem, na minha opinião, não pode ser avaliado na forma de maquilharmos uma miúda de 16 anos. Fala-se muito de 'utilizar só um pouquinho', mas e se precisarmos de cobertura? Quando nos deparamos com uma situação em que precisamos de realmente saber utilizar produto e fazer com que o muito pareça pouco, aí sim, sabemos do que estamos a falar. Sam Fine compreende e explora, até mais do que a parte avantgarde e estilística do que é a maquilhagem, a artitectura do rosto e o que nos faz sentir aquele pequeno rush de dopamina quando olhamos para um rosto, mesmo que não tenham eyebrows on fleek nem um iluminador que se vê da Lua."

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda