Adaptar a rotina de cuidados de rosto às necessidades da nossa pele, é uma constante na vida de qualquer mulher. Na adolescência, damos prioridade aos produtos anti-acne, chegando à casa dos 20 a prioridade é equilibrar a pele entre melhorar a textura e hidratação. E mais tarde, eis que chega o momento dos anti-ageing. Quanto mais depressa atacarmos os sinais de envelhecimento, mais facilmente prevenimos e disfarçamos as temidas rugas, rídulas, manchas, entre outros.

Na maquilhagem, a ordem de pensamento é exatamente igual. Antes de mais, é necessário conhecer a nossa pele, conhecer os seus pontos fortes e fracos, acentuando uns e disfarçando outros. Mas existem regras transversais a todos os rostos e tipos de pele, em especial quando falamos de peles com características semelhantes, e é aí que entra a ajuda dos nossos especialistas na matéria. A Miranda esteve à conversa com alguns dos melhores makeup artists portugueses, que lhe trazem os truques e dicas para que a maquilhagem seja a sua melhor amiga no disfarce dos sinais de idade (e não o contrário). Consegue reconhecer as semelhanças?

Nana Benjamin

"Use sempre um bom primer e aplique com uma boa massagem em todo o rosto usando a técnica borboleta. Use sempre corretor de olheiras em toda a zona ocular (cor igual à do rosto) mas pouca quantidade para não ficar retido nas rugas. Pode aplicar com o dedo ou pincel. Complete com um blush soleil nas bochechas para um look natural e fresco."

Elodie Fiuza

"Para mim, o primeiro passo essencial é sempre uma pele bem tratada, porque vai ajudar imenso para que a maquilhagem fique bonita e natural, seja qual for a idade. As peles maduras têm tendência a ficar mais secas e portanto uma boa dose de hidratação é essencial. Depois gosto de usar primer de preenchimento (pouca quantidade) para diminuir a aparência dos poros e rugas nas zonas mais marcadas. Mas para mim, o mais importante é limitar a quantidade de produtos na pele. O uso de maquilhagem em excesso pode envelhecer e é importante manter um aspecto natural e fresco. Por isso aconselho a utilização de produtos em creme e sempre em pouca quantidade para não carregar a pele."

Paulo Almeida

"Evite bases em creme ou muito espessas. Ao longo do dia, estas tendem a fundir-se com a pele e criar rugas e traços de expressão. Opte por bases mais fluidas e decida depois o grau de cobertura que quere. Para menos cobertura, a base Face and Body da MAC é ideal. Para mais cobertura, o corretor  Waterweight da MAC utilizado como base faz milagres. Se gosta de iluminar os pontos de luz do rosto, evite texturas em creme ou irisadas já que estas vão pronunciar as linhas de expressão. Opte por usar pó, com uma textura aveludada e uma cor ligeiramente mais clara. Tornam-se invisíveis na pele e dão o efeito desejado."

Marta Pereira

"Com o passar do tempo, todo o nosso corpo vai sofrendo alterações e o rosto não é exceção. Existem alguns truques-chave que fazem toda a diferença no dia a dia e que eu não consigo prescindir. A pele do rosto tem de ser tratada com leveza, correndo o risco de rapidamente ficar com um ar "mais pesado" e por isso é o meu foco. Cada caso é um caso, mas de uma forma geral, para uniformizar a pele uso texturas mais finas e fluídas com alguma luminosidade, uma base ultrafina ou uma tendência que eu adoro: os tinted moisturizers. Assim a pele fica com um aspeto fresco e jovem!

Na correção de pele, também prefiro produtos de textura fina, leve e que iluminem, não só na zona de contorno de olhos (não secam), como em qualquer mancha ou marca que a pele possa ter. Uso sempre este tipo de produto, de forma precisa, em linhas de expressão mais vincadas. Este truque tem efeito instantâneo na harmonização da textura da pele.

Muitas das vezes não damos importância às sobrancelhas, que com a idade vão ficando com falhas, mas se as mantivermos bonitas e naturais fazem toda a diferença no rosto. Uso texturas em pó, lápis ou escova de pestanas com cor (na tonalidade do pelo, nunca mais escuro) e desenho levemente as linhas do pelo. Começo na zona do chapéu da sobrancelha e vou subindo muito ligeiramente até à zona final, para dar um olhar mais firme. Penteio as sobrancelhas de baixo para cima e o resultado é perfeito.

Os lábios também eles vão perdendo volume e definição. Uso sempre este truque e é muito simples. Utilizo um lápis de contorno da cor do lábio e  um bálsamo hidratante, unindo os dois produtos. No final, com um pincel seco, passo na zona do contorno de lábios, para esbater a precisão da linha de contorno. Resultado: uns lábios definidos, com volume e naturais!"

Joana Moreira

"As bases têm de ser bastante hidratantes e textura leve, como a Lumious Silk da Giorgio Armani. Com a idade perde-se a cor nas maçãs do rosto, a pele fica mais pálida e lamacenta e por isso é necessário usar blush rosa ou pêssego, que vai fazer uma diferença enorme. Com a idade, as pestanas ficam mais fracas, por isso, é fundamental o uso de máscara de pestanas que também ajudam a definir o olhar."

Os truques dos profissionais de maquilhagem para mulheres a partir dos 50
Base Luminous Silk, € 56,60, Giorgio Armani

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda