Existem artistas que deixam a sua marca no tempo. Artistas que definem uma geração. Amália define um país, Portugal, mas foi também do mundo. É difícil ouvir a sua voz e não ficar arrepiado, ouvir a sua mensagem e não ficar emocionado. Até à data da sua morte - 6 de outubro de 1999 -, a artista editou 170 álbuns em mais de 30 países, fazendo uma soma de mais de 30 milhões deles vendidos.

Em 1940, Amália Rodrigues começa a sua carreira no teatro de revista e três anos depois está a fazer a sua primeira atração fora de Portugal, em Madrid. Em 1944, com apenas 24 anos, a artista portuguesa tinha já um espetáculo exclusivo seu no Casino Copacabana, no Rio de Janeiro. Estaria em cena quatro semanas, mas acabou por estar quatro meses. A partir daí, a carreira de Amália pelo mundo nunca mais parou, tendo sido convidada para as mais prestigiadas salas de espetáculos em cidades como Nova Iorque, Paris, Londres, Roma e Tóquio. Em 1952, a fadista atinge a 2ª posição da tabela Billboard Hot 100, com a canção "Coimbra", da revista americana de música Billboard. Dois anos depois é capa dessa mesma edição. Cantou autores portugueses como Luís de Camões, Bocage e as trovas e cantigas de D. Dinis, e tinha outros tantos a escrever as suas canções, como Alexandre O'Neill, Ary dos Santos e Manuel Alegre.

Amália foi mais do que o seu Fado, foi arte, política, religião e beleza. Para além de participar em alguns filmes, "Capas Negras" um deles, a artista foi e é também tema de longas metragens, documentários e musicais. Os seus fados continuam a ser interpretado por inúmeros artistas até aos dias de hoje. Amália era também um ícone de Moda e Beleza. De cabelo curto sempre arranjado, também na maquilhagem nada era deixado ao acaso. Não dispensava um marcante batom vermelho e nos olhos um eyeliner ou sombra, sem esquecer as sobrancelhas sempre bem definidas e marcadas. Cem anos após o seu nascimento, Amália continua a ser um símbolo do Fado, da cultura, da língua portuguesa e de Portugal.

Na fotogaleria pode encontrar alguns dos melhores momentos de Beleza de Amália Rodrigues.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda