Catarina Santos

Catarina Santos
Instagram @catarinaosantos_

"No geral, tento sempre ter o máximo de cuidados possível com a minha pele, todos os dias. Beber água é essencial, limpar bem a pele, comer de forma saudável e fazer exercício, são essenciais. Nestes dias mais agitados é mais difícil manter a rotina e acabamos por não conseguir seguir tudo à risca mas, para mim, o fundamental nesta altura é a limpeza do rosto. São dias em que a nossa pele está constantemente sujeita a factores de stress: é muita maquilhagem, menos horas de sono e alguma dificuldade em manter uma alimentação adequada.

Uso água micelar para retirar a maquilhagem e todas as impurezas e um bom creme hidratante. E, claro, tento dormir o máximo possível, porque os dias são cansativos e precisamos de toda a energia possível.

Levo sempre na mala frutos secos para nunca ter fome

Em relação à alimentação, é difícil manter uma dieta saudável nestes dias, pois estamos sujeitos ao que nos é oferecido. Mas existe bastante variedade e é possível 'tentar' manter uma alimentação normal. Pessoalmente, não sou extrema em termos alimentares, como de tudo um pouco e, como tal, não me afecta fazer um pequeno 'desvio' de vez em quando. No entanto, levo sempre na mala frutos secos para nunca ter fome.

O cabelo é um dos que mais sofre nestas alturas e exige cuidados muito específicos. Muita máscara, no fundo! Principalmente se tiverem feito uma descoloração anteriormente, como eu. Aí ainda é mais difícil. Faço 30 minutos de máscara sempre que lavo o cabelo. E depois de seco, coloco óleo nas pontas. É o meu melhor amigo, hoje em dia.

Quanto ao exercício, confesso que nestes dias descuro um bocadinho o treino. São dias longos e prefiro deixar o exercício para antes e para depois da Semana de Moda. Durante estes dias tiro uma folga e depois recupero quando termina. Prefiro guardar as minhas manhãs para descansar e comer bem, para ter energia para o resto do dia agitado. Correr de um lado para o outro, da maquilhagem para os cabelos, dos ensaios para os fittings, acaba por ser um bom exercício para estes dias!"

Rita Costa

Rita Costa
Instagram @rritasc

"O que faço sempre todos os dias em dias de desfiles é pôr imenso creme hidratante no rosto porque já sei que vou usar imensa maquilhagem e a minha pele costuma ficar um bocadinho irritada. Outra coisa que eu tento sempre fazer é tirar a maquilhagem ainda no local, porque eles têm desmaquilhantes que acabam por ser muito melhores do que os que eu tenho em casa e além disso são adequados para pele sensível. Tento sempre tirar a maquilhagem toda, por mais complicado que seja, porque normalmente fica sempre um bocadinho de máscara de pestanas (risos).

Era muito bonito eu dizer que fazia máscaras e assim, mas, sinceramente, não há mesmo tempo

Em termos de corpo, é preciso sempre usar muito hidratante, fazer a depilação todos os dias, claro, pernas, tudo bonitinho. E no dia antes fazer uma esfoliação. Era muito bonito eu dizer que fazia máscaras e assim, mas, sinceramente, não há mesmo tempo (risos). Normalmente é sair de casa muito cedo e regressar também muito tarde.

Quanto à alimentação, na ModaLisboa disponibilizam-nos almoço, lanche e jantar. Portanto, é comer o que houver, mas os pratos vegetarianos costumam ser muito bons. Ando sempre com snacks, levo sempre bolachas de milho comigo ou fruta. E bebo sempre muita água: umas três garrafas de água, ao longo dos dias.

Durmo muito menos, mas depende dos desfiles. Nós temos de lá estar sempre quatro horas antes dos desfiles, o que significa que estamos lá muito cedo e saímos muito tarde. Conseguir horas de sono, morando um bocadinho mais longe, é complicado.

Quanto a cabelo, não tenho muito tempo... O que eu faço nestes dias é: lavo o cabelo com um champô especial da Kérastase que é mesmo para limpar a fundo, porque com tantos produtos de cabelo é muito complicado. Antes, chegava a usar três champôs diferentes e não saía na mesma. Uso condicionador, como de costume, mas sinceramente não há tempo para mais nada, só quero é dormir quando chego a casa.

Exercício é absolutamente impossível, só se fizesse apenas um desfile por dia ou se fossem ambos à noite. Exercício só mesmo antes e depois da Moda Lisboa".

Milena Cardoso

Milena Cardoso
Instagram @milenao

"Nunca abro mão do meu protector solar 50 no rosto e pescoço, o ano inteiro, faça chuva ou faça sol. Lavo sempre - e religiosamente - o rosto com água gelada e com sabonete específico para minha pele.

Lavo sempre - e religiosamente - o rosto com água gelada

Antes de um trabalho mais importante, como a Moda Lisboa, talvez faça algum esfoliante ou dou um tratamento ao cabelo já para preparar para as horas de produtos e secador.

Essa parte é bastante chata, a de chegar em casa tão tarde com o cabelo cheio de produtos e ter que ir pra cama o mais rápido para estar bem no outro dia, mas gosto sempre de aplicar algum produto para proteger o cabelo do calor, antes de secar e sempre faço uma hidratação antes e depois dessas semanas mais intensas.

Infelizmente tenho rosácea e tenho que ter um cuidado mais especial com o rosto, mas sempre tenho aloé vera em gel na mala quando sinto que preciso. Água termal também ajuda bastante, até mesmo com a luz quente do backstage. Mas tirar a maquilhagem sempre antes de dormir é essencial. Nunca uso toalhitas desmaquilhantes e, para mim, até o algodão tem que ser mais delicado.

Tenho a sorte de ter uma boa genética, mas, devido à minha experiência, já sei o que posso ou não comer ou exceder. É impossível evitar a mudança no corpo depois de algum tempo, apesar de isso variar de pessoa para pessoa, mas claro que procuro não comer hidratos de carbono à noite ou tentar saber o que talvez cause inchaço no corpo ou problemas na pele. Não tenho restrições ou alergias a nada, então é mesmo de acordo com onde estou."

Ana Miguel

Ana Miguel
Instagram @_ana_miguel_

"É importante dormir as horas necessárias para começar um dia com energia. Limpar e hidratar a pele do rosto e do corpo, tratar o cabelo e fazer uma máscara para ajudar a pele a recuperar do cansaço e stress.

Quanto ao cabelo, procuro retirar os produtos, lavar, usufruir das qualidades de uma boa máscara e de um bom condicionador, tendo em conta que o cabelo "sofre" e necessita de cuidados especiais ao final do dia, mesmo quando o tempo não é muito.

Tenho outros cuidados essenciais, como retirar a maquilhagem completamente antes de ir dormir e colocar um bom hidratante para preparar o rosto para um novo dia de desfiles.

Um produto que não dispenso é a água de rosas para limpar o rosto.

Além disso, utilizo uma máscara para hidratar e purificar o rosto. De manhã começo o dia com uma limpeza, uma hidratação de rosto e a utilização de água termal, tal como o uso de um protector solar com elevado factor de proteção. Um produto que não dispenso é a água de rosas para limpar a cara.

A nível da alimentação, opto pelos alimentos mais saudáveis e equilibrado, não só durante este período, mas sempre na minha rotina diária, consumindo em grandes quantidades frutas e legumes. Bebo muita água, para hidratar e, evito ao máximo alimentos que sejam prejudiciais à saúde."

Siga a Catarina, a Rita, a Milena e a Ana no Instagram. 

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram