Cabeleireiros e barbeiros

Faz já um mês desde que os salões de cabeleireiro e barbeiros estão abertos ao público. Inseridos no primeiro plano de desconfinamento, este setor foi o primeiro contacto que tivemos com esta nova normalidade. O atendimento por marcação passou a ser obrigatório, mesmo nos estabelecimentos onde não era prática comum, de forma a manter ordem no número de pessoas dentro do espaço. Este número não é exato para todos os salões, já que é calculado tendo em conta a sua área útil, já o número de cadeiras e postos de manicura e pedicura, foram reduzidos a metade. O uso de máscara de proteção individual é obrigatório, assim como a desinfeção das mãos ao entrar e sair do salão. E por falar em desinfeção, esta também é feita no espaço e nos materiais aquando do atendimento de cada cliente. A Direção-Geral da Saúde pede também a permanência da porta aberta de forma a manter o espaço arejado e reduzir ao mínimo o toque nos puxadores e manípulos.

Espaços de estética e manicure

Sisu Natural Studio, o novo espaço de beleza em Cascais
Sisu Natural Studio, o novo espaço de beleza em Cascais
Ver artigo

A par com os cabeleireiros, também os estúdios de estética, manicure e pedicure abriram a 4 de maio. Na Sisu, em Cascais, pode usufruir dos serviços estética (faciais e corporais), depilação, depilação a laser e ainda manicure e pedicure, com a garantia de que todas as normas de segurança são cumpridas à regra. No estúdio de Beleza são atendidos apenas quatro clientes de cada vez, recebidos à entrada com o desinfetante de mãos, à base de aloé-vera e óleos essenciais, uma fórmula desenvolvida pela própria Sisu. Para além do uso de máscara de proteção, é também necessário proteger o calçado utilizando umas sapatilhas descartáveis fornecidas pelo estabelecimento. Pede-se ainda aos clientes que evitem o uso de acessórios (colares, anéis, brincos e pulseiras), assim como o uso do cabelo apanhado, garantindo a segurança ao máximo. Segurança essa que é ampliada pela desinfeção do espaço de hora a hora, assim como o arejamento constante do mesmo.  No que diz respeito aos serviços de manicure e pedicure, a Sisu atende duas clientes em cada um dos postos em simultâneo. Aquando da marcação, o estúdio informa todos os clientes das normas de segurança a ter, de forma a que tudo corra da melhor forma como tema acontecido até então.

Lojas

Há muito se esperava a reabertura dos estabelecimentos comerciais pelo país. Embora muitos dos espaços continuem  encerrados, mas naqueles que têm já as portas abertas é necessário ter em mente o cumprimento das normas implementadas. Em primeiro lugar, lembramos que o horário de funcionamento foi reduzido e por isso, nada como confirmar o mesmo de forma a evitar uma viagem desnecessária. Para além do uso obrigatório de máscara, deve tentar ao máximo manter uma distância de segurança de cerca de 2 metros, assim como desinfetar as mãos ao entrar e sair de cada loja.

Testers: crónica de uma morte anunciada?
Testers: crónica de uma morte anunciada?
Ver artigo

As novidades prendem-se também com os testers já que estes foram retirados, para que assim se reduza ao máximo zonas de contacto e, por consequência, zonas de transmissão de vírus. No entanto, pode testar alguns dos produtos, de forma controlada e condicionada, sempre com o auxílio dos colaboradores do estabelecimento. Lojas como a Perfumes & Companhia e a Sephora asseguram ainda a limpeza e higienização rigorosa dos espaços, produtos e materiais, assim como a suspensão temporária dos serviços de Beleza prestados. Embora sejam aceites todos os meios tradicionais de pagamento, é aconselhado o uso de cartão de multibanco, mais uma vez de forma a reduzir ao indispensável o contacto com superfícies.

Estúdios de tatuagens e piercings

Há muito que os body artists pediam para voltar ao trabalho. O dia finalmente chegou e embora sejam já por si, espaços onde impera a limpeza e desinfeção das superfícies e materiais, também aqui há novas regras obedecer. A par com todos os espaços já falados anteriormente, mantêm-se a obrigatoriedade do uso de máscara individual, assim como a desinfeção das mãos com solução à base de álcool à entrada. Para além da marcação prévia, é também desaconselhada a presença de acompanhantes, assim como, a presença de pessoas em locais de espera e circulação das mesmas reduzida ao essencial. Os espaços de atendimento devem ser higienizados e desinfetados após o atendimento de cada cliente. No que diz respeito aos materiais e equipamentos, as entidades responsáveis aconselham a que apenas estejam dispostos aqueles que serão utilizados, mantendo os restantes em gavetas. Os tatuadores estarão sempre protegidos com a respetiva máscara, luvas e avental descartável, quando se fala de procedimentos mais próximos da face e vias respiratórias, devem também munir-se de viseira ou óculos de proteção e touca.

Ginásios, Spas e Piscinas

#DoutoraFeliz: ainda preocupados com o coronavírus?
#DoutoraFeliz: ainda preocupados com o coronavírus?
Ver artigo

Muito se questionou sobre o novo funcionamento dos ginásios. Aqui, continua a dar-se primazia à distância de segurança aconselhada, quer sejam em espaços abertos ou fechados. Mas existem algumas novidades no que toca ao uso de máscara, já que este é obrigatório à entrada e saída dos estabelecimentos, contudo essa obrigatoriedade é dispensada durante a prática de exercício físico, tanto por profissionais como por clientes. Tal como nos restantes serviços, recomenda-se a marcação do espaço, de forma a evitar aglomerados de utilizadores. A utilização dos balneários não é permitida, podendo apenas utilizar os cacifos e às casas de banho. As máquinas de treino devem estar numa disposição que evita o "frente a frente" e as superfícies porosas devem estar tapadas com papel aderente. Já os locais de massagem são desinfetados aquando de cada sessão de tratamento.

Quanto às piscinas, apenas de pede uma distância de segurança de cerca de 3 metros, assim como a utilização de óculos aquáticos evitando o contacto com as mãos, estas devem ser desinfetadas à entrada do cais da piscina. Saunas, banhos turcos, solários, hidromassagem e jacuzzis continuam encerrados até informação em contrário.

Aconselhamos sempre o contacto de cada estabelecimento de forma a conhecer as regras específicas de cada espaço. Lembramos que estas são as normais gerais indicadas pela Direção-Geral de Saúde.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda