Esta promete ser tough, porque são tantas! E todas tão admiravelmente boas, mas vamos por partes... Quem sabe, retomamos o tema. Por hoje, ficam aqui aqueles, os incontornáveis (sim, sabemos, vocês teriam escolhido estes e outros) nomes sonantes de sempre, que fazem parte do nosso imaginário, e que entretanto vieram parar à nossa casa por obra e graça de mão amiga ou com o nosso primeiro e celebrado salário.
Aqueles produtos de marcas de que não duvidamos, vêm do país do queijo, dos macarons, da torre Eiffel, de Versailles, da Côte d'Azur, dos perfumes e da haute couture, das actrizes e actores, e cantores, que ainda hoje nos fazem ir ao cinema, ou fazer 'shazam' para ver se é-mesmo-este-eu-acho-que-sim...

Avène, virtudes da água termal

A Beleza que vem de França: 6 marcas top que não podem faltar na nossa wish list
Eau Thermale Spring Water Spray ,€ 6,99 (PVP acons.), Avène, farmácias e para-farmácias

É uma das queridas, e mais vistas na praia, por exemplo, quando de entre a parafernália de produtos se destaca a garrafinha de água termal para ir vaporizando o rosto ao longo do dia. Mas os seus produtos não se limitam a esta garrafinha que encerra propriedades milagrosas. Estendem-se a mais cuidados e todos devem as suas qualidades, em boa parte, às propriedades da água termal de Avène, a pequena vila do sul de França, que no século XVIII revelou-se a cura do cavalo do Marquês de Rocozels, atingido por forte prurido e curado com alguns banhos. Parte da gama de tratamento da pele aborda problemas como dermatite atópica, psoríase, eczema e queimaduras - gostamos ainda da sua linha de maquilhagem anti-alérgica. O produto de destaque é a Eau Thermale Avène Spring Water Spray, um spray que ajuda a acalmar, refrescar e rejuvenescer a pele oleosa, seca ou irritada.

Vichy, fonte da Natureza

A Beleza que vem de França: 6 marcas top que não podem faltar na nossa wish list
Minéral 89, Fortifying and Plumping Daily Booster, € 19,50, Vichy

Tal como a anterior, também a Vichy é uma das marcas com selo francês, que usa a famosa água termal, entre outros ingredientes naturais. A marca oferece uma gama ampla de produtos, para mulheres e homens, e tem vários produtos estrela. Escolhemos um dos best sellers, Minéral 89, com uma concentração de 89% de Água Mineralizante Vichy, associada ao ácido hialurónico de origem natural. Reforça a função barreira, para aumentar a resistência da pele contra as agressões diárias, proporcionando mais hidratação, firmeza e brilho. Está indicado para todas as mulheres e homens, e todos os tipos de pele.

Caudalie, inspiração terroir

A Beleza que vem de França: 6 marcas top que não podem faltar na nossa wish list
Soin Corps lotion nourrissante, € 18,80 Caudalie, em farmácias e para-farmácia

Fundada nos anos 1990, nasce no coração das vinhas do Château Smith Haut Lafitte e é conhecida por usar ingredientes activos encontrados nas uvas, bem como a água mineral natural. A Caudalie é uma história de amor, de viticultura, de paixão, de encontros e de ousadia - como se escreve no site -, e é uma história de respeito pela Natureza e pela nossa pele. Adoramos, tal como meio mundo, a Eau de Beauté, com uma fórmula inspirada no elixir de juventude da rainha da Hungria, e usada por celebridades e make-up artists, mas destacamos aqui o creme de corpo de acção nutritiva, Soin Corps Nourissant, pela sua fragrância suave e pelas qualidades altamente emolientes. É um must-have.

Biotherm, a melhor amiga do nosso corpo

A Beleza que vem de França: 6 marcas top que não podem faltar na nossa wish list
Celluli Eraser, € 44,55, Biotherm, Sephora

É mais uma das marcas de beleza muito queridas, não apenas porque ao longo dos anos nos tem proposto cuidados de corpo (anti-celulíticos, firmeza...) com texturas deliciosas e resultados visíveis, como a sua linha de solares é fantástica. Fundada nos anos 50, a Biotherm faz parte do grupo L'Oréal, e o plâncton termal tem sido a sua bandeira, o ingrediente estrela da marca cujas propriedades ajudam na renovação celular e promovem a boa saúde da pele. Escolhemos o Celluli Eraser, o primeiro cuidado anti-celulite da marca cuja fórmula anti-recorrência sugere a redução em 26% no aspecto de celulite após 4 semanas de uso diário. O principal ingrediente activo é o extracto de coralina, um extracto de algas, e logo a seguir a cafeína pura.

Chanel, la vie est belle

A Beleza que vem de França: 6 marcas top que não podem faltar na nossa wish list
N°5 L'Eau e N°5 L'Eau All-Over Spray, Chanel

Sobre a assinatura Chanel, e sobre Gabrielle Chanel, já tudo ou quase tudo foi escrito. É um nome incontornável dos universos da moda, da alta perfumaria e cosmética, da nossa cultura. O Nº5 é sempre o Nº5, nada lhe fará sombra ou frente. Indiscutivelmente, o perfume que a nossa avó e mãe tiveram, e nós pedimos emprestado um bocadinho. Destacamos, por isso, N°5 L'Eau de Chanel, a interpretação moderna da famosa fragrância, intemporal e sofisticada, e numa abordagem mais fresca, agora em duas versões originais, imaginada por Olivier Polge em colaboração com o Laboratório de Criação e desenvolvimento dos Perfumes Chanel: multi-usos, nómadas e elegantes, são assim N°5 L'Eau All Over SprayN°5 L'Eau On Hand Cream.

Lancôme, a revolucionária

A Beleza que vem de França: 6 marcas top que não podem faltar na nossa wish list
Advanced Genifique, € 76,55, Lancôme, Sephora

Fundada em 1935 por Armand Petitjean, que deve o treino do seu 'nariz' à colaboração com François Coty, que o iniciou na arte do parfumeur - de quem havia de se separar para criar a sua própria marca -, a Lancôme é ainda hoje uma das bandeiras francesas. “Por que criei a Lancôme? Porque percebi que duas marcas americanas tinham assumido o controle da indústria da beleza, e tinha de haver uma marca francesa ao seu lado. ”
Petitjean lançou cinco novas fragrâncias naquele ano, na abertura da Exposição Universal, em Bruxelas. Para a época, eram perfumes extraordinários, em embalagens sumptuosas, com algo de barroco e antagonizavam com a moda do minimalismo. Tropiques, Conquete, Kypre, Tendres Nuits e Bocages, e os frascos decorados com orquídeas, ouro, paisagens de florestas e outros ornamentos, iam contra a geometria linear da Art Deco do momento.
Escolhemos Advanced Génifique, o sérum Nº1 da marca, detentor de mais de 150 prémios e com cerca de 20 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, indicado para todas as idades e todos os tipos de pele. Este cuidado anti-idade promete despertar a pele em todos os sentidos, devolvendo-lhe, gota a gota, dia a dia, textura, tonicidade, elasticidade, firmeza, luminosidade, uniformizando o tom da pele e apagando os sinais de idade.

Dior, o visionário

A Beleza que vem de França: 6 marcas top que não podem faltar na nossa wish list
J'adore, L'Or, Eau de Parfum, € 141,50, Dior, Perfumes & Companhia

Christian Dior fundou a Dior depois de terminada a Segunda Guerra Mundial, em 1947, com uma colecção que prometia devolver a alegria e o optimismo às mulheres francesas, após muitos anos de conflito e miséria. No mesmo ano, cria o primeiro perfume da casa, Miss Dior. Depois da sua morte, Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré e John Galliano sucederam-lhe na liderança da Maison, fazendo dela um gigante do luxo, com muitas celebridades a dar a cara pelos seus produtos, da cosmética à moda, caso, entre tantas outras, de Charlize Theron.
Talvez por isso, ou porque é mais um ícone deste espírito visionário, do luxo, do savoir-faire francês, escolhemos J'Adore, L'Or. A quintessência do bouquet floral J’Adore que combina absolutos de jasmim e rosa centifólia com o charme oriental da baunilha e do nardo, c'est parfait.