Já todos passámos por alturas na vida em que, sem querer, nos tornámos reféns de noites mal dormidas, do stress e da ansiedade que nos aprisionam num envelhecimento acelerado e que nos consome tudo, até a beleza. O cuidado extra com a minha aparência e com a minha indumentária sempre foi a forma que tive de me “vingar” da dureza da vida. Dos tempos em que trabalhava em produção, em que tinha de acordar às 04h30 da manhã para estar no local das filmagens - recordo-me de como caprichava na maneira de me vestir. Se era para ser um escravo, que ao menos fosse o escravo mais belo (e aparentemente menos escravizado).
Chegados os 36, não dá mais para enganar o passar do tempo e o envelhecimento; a partir daqui é como ir num carro de rolamentos numa rampa a descer. Há-de chegar o dia em que me vou olhar ao espelho e sentir que o meu reflexo já não corresponde à jovialidade do meu espírito.
Deveria ter comido mais vegetais e frutas antioxidantes, ter apanhado menos sol e ter começado a usar cremes para as rugas mais cedo, é um facto
Valem-me (valem-nos!) os procedimentos estéticos capazes de ajudar-nos a manter a jovialidade mais tempo... e, detalhe, sem serem métodos invasivos. Na minha primeira consulta de avaliação na Clínica Mea fui aconselhado a experimentar a toxina botulínica e foi por aí mesmo que comecei. Toxina botulínica é também vulgarmente chamada de botox e tem como efeito o relaxamento do músculo onde é aplicada. Com o avançar da idade, as rugas de expressão tornam-se mais acentuadas, já que a pele vai perdendo a capacidade elástica de se recuperar de cada vez que é engelhada, e só um procedimento destes para atenuar essas rugas e fazer-nos sentir que parámos no tempo. Nas primeiras semanas estranhei a sensação de paralisia da testa, mas bastou-me ir ao espelho para verificar que continuo naturalmente expressivo. É uma sensação natural de ajuste do cérebro aos movimentos da testa.
A Dra Mariana Alves tem largos anos de experiência e sabe exactamente como manter este equilíbrio. Explicou-me também que é possível aplicar em pouca ou muita quantidade, consoante o resultado que se pretende e que o efeito dura em média até 6 meses. Posso até depois escolher não continuar com a aplicação de botox, mas já pude verificar que as linhas de expressão se atenuaram e quase desapareceram, tanto na testa como na região dos olhos.
Às vezes precisamos desta sensação de sermos donos do Tempo, em que o podemos parar, momentaneamente, para recuperar alguma da vida que perdemos e voltarmos com mais força. Por isso, também é importante complementar este tratamento com outro que nutra e alimente a pele, pois podemos não apenas corrigir a forma, mas devemos também cuidar do conteúdo. Quero chegar aos 120 e sentir que o reflexo do espelho é o reflexo do meu espírito! Clínica Mea, what’s next?
Bruno Reis, colaborador da Miranda, é o fundador e director criativo da Teeorema, marca de luxo de t-shirts.
Comentários