Devemos seguir o nosso ritmo interno natural e, à medida que entramos na Primavera, também a nossa alimentação e as nossas rotinas precisam de uma "limpeza primaveril".

A Ayurveda divide o ano em três estações, baseando-se nos três doshas (*) predominantes em cada uma delas, e a Primavera é a estação do dosha Kapha. É a estação das plantas brotarem, do ar aquecer, de comidas mais leves e quentes. É a estação do crescimento, da esperança e da renovação. Durante a Primavera, as toxinas acumuladas e os doshas começam a mover-se e, à medida que o agni (fogo digestivo) enfraquece, torna-se mais fácil expelir toxinas do nosso corpo. Razões pelas quais este é o momento natural e propício para detox e purificação mais profundas. O dosha Kapha tem, predominantemente, qualidades oleosas e pesadas, por isso nesta estação devemos equilibrar com comidas frescas e rituais nutritivos.

(*) para a Ayurveda, dosha é uma das três substâncias presentes no nosso corpo: VataPitta e Kapha.

#AlmaYogi: conteúdos de bem-estar à distância de um clique
#AlmaYogi: conteúdos de bem-estar à distância de um clique
Ver artigo
DIETA RECOMENDADA PARA A PRIMAVERA

- Muitos VERDES: agrião, dente-de-leão, espinafres, kale, couves, rúcula, micro verdes - especialmente nutritivos e com elevada concentração de clorofila; todo um conjunto de plantas naturais que ajudam a limpar as paredes intestinais;

REBENTOS frescos: de feijões e alfafa;

VEGETAIS: nabo, rabanete, espargos, alcachofras, couve-de-bruxelas, couve-flor, ervilha - ligeiramente cozidos tornam-se mais digeríveis;

ESPECIARIAS QUENTES: pimenta caiena, flocos de chili, pimenta preta, cominhos, cravinho, canela;

LEGUMINOSAS: grão-de-bico, feijão mungo, lentilhas;

FRUTAS ADSTRINGENTES: maçãs, limões, limas, frutos vermelhos - estes são especialmente benéficos na limpeza da linfa, o que potencia o sistema imunitário, a saúde mental e a digestão;

BEBIDAS à temperatura ambiente: chás confortantes como gengibre ou chai.

COMIDAS A EVITAR

- Lacticínios;

- carnes vermelhas;

- frutos secos / manteigas de frutos secos;

- fritos e óleos e gorduras de cozinha;

- bananas;

- doces;

- pães e massas.

Em suma, comidas que sejam pesadas ou promovam excesso de muco no organismo.

#AlmaYogi: nova década, novas intenções
#AlmaYogi: nova década, novas intenções
Ver artigo
RITUAIS DE SELF-CARE 

Para complementar a dieta sazonal, desfruta de rituais nutritivos como:

Acorda com o sol. Especialmente nesta estação, é recomendado acordar antes das 06 da manhã (o chamado período Brahma Muhurta) e começa o dia a beber um copo de água morna com algum sumo de limão (espremido na hora) - isto ajuda a eliminar toxinas.

- Usa um raspador de língua todas as manhãs para remover o ama acumulado (ama é um produto tóxico resultante da digestão que assume a aparência de uma película branca ou castanha na língua, após uma noite de descanso e digestão).

- Faz uma massagem abyhanga (auto-massagem) antes do duche, usando um óleo natural como óleo de girassol, sésamo ou amêndoa.

- Incorpora atividades vigorosas como caminhada vigorosa ou corrida leve na sua rotina matinal.

Enraíza-te, caminhando descalça em contacto com a Mãe Natureza - na praia, no campo, no jardim...

- Traz leveza à tua Primavera assegurando-te que tens tempo de diversão: dança, passeia os teus cães, caminha na natureza, desfruta de tempo de qualidade com amigos e família...

- Faz uma limpeza geral à tua casa, limpando tudo o que possa ser "amigo" de fungos (uma vez que esta é uma estação propícia a alergias).

- Celebra a estação com posturas de yoga que te enraízem como a postura da árvore ou pássaro do paraíso.

Finalizo este artigo que já vai longo com um mantra para esta estação:

NUTRE A TUA INTENÇÃO DE CRESCIMENTO.

Sara Sá estudou Comunicação Social, mas especializou-se em Relações Públicas e trabalhou 15 anos como tal. A paixão pelo Yoga levou a melhor e, deixando o emprego e vendendo tudo o que tinha, abriu no Porto o MANNA, um espaço onde partilha, com quem por lá passa, a sua filosofia de vida.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.