Sabemos que ambiente caseiro é uma grande tentação para usar o pijama ou fato de treino o dia todo (e todos os dias), mas não se esqueça de que esse é o seu novo local de trabalho. O teletrabalho é agora uma realidade para a maioria dos portugueses e dele fazem parte as reuniões por videochamada. Daí a importância de se vestir e se maquilhar como tal, que não só fará diferença na sua auto-estima como na sua produtividade, acredite. Encontrar o meio termo, ou seja que nos permita estar confortáveis, sem parecer desleixados, principalmente quando o seu trabalho implica videoconferências é a chave da equação. Por isso mesmo, a Miranda foi falar com quem sabe e trazemos-lhe as dicas do fotógrado Pedro Ferreira e do makeup artist Paulo Almeida para arrasar nas suas Zoom meetings.

'No makeup makeup look'

O makeup artist Paulo Almeida dá-lhe o passo-a-passo da maquilhagem perfeita para as suas reuniões de Zoom, onde não queremos estar desleixadas mas também não queremos parecer que tentamos demasiado. Segundo o maquilhador, estas são o "exemplo perfeito do #iwokeuplikethis. Só precisa de 5 minutos para ficar fantástica e mostrar a todos que não está a enlouquecer em casa. O primeiro e mais importante passo é uma máscara de pestanas, opte por uma que separe e aumente o comprimento das suas pestanas, o que vai ajudar a abrir o olhar e reforçar o contacto visual. Evite máscaras que dão volume já que estás tendem a juntar mais as pestanas e vai parecer que tem um olho preto na câmara.

Segundo passo, escolha o batom que lhe fica melhor. Se optar por um nude, escolha uma textura mais cremosa para dar um pouco de contraste na câmara, já que o efeito mate tem a tendência de ficar demasiado pálidos no rosto e dar uma aparência enfermiça. Este só deve ser usado se quiser utilizar cor. Os pêssegos e os corais resultam muito bem em videochamada e dão um aspecto fresco e jovem. Se for uma reunião mais formal, não tenha medo de ir para o vermelho. Evite glosses ou brilhos extremos já que estes vão ficar exagerados na imagem. Se batons não for a sua praia, use pelo menos um hidratante de lábios com um brilho médio.

Nos 2 minutos que lhe restam, ainda temos tempo para um terceiro passo: as sobrancelhas! Penteie as suas sobrancelhas para cima com um gel de sobrancelhas, o que vai dar-lhe um olhar fresco e desperto e um aspeto cuidado em segundos. Se tiver sobrancelhas com falhas e poucos pêlos e necessita de preencher espaços, opte por um gel com cor, criando uma sobrancelha cheia e cuidada.

Faltam 30 segundos para começar a reunião. Só tem de dar uns beliscões nas bochechas para dar um bocadinho de rubor e garantir que tem a opção “Touch Up My Appearence” do Zoom ligada. Esta opção é o truque secreto que lhe poupa o trabalho de ter de colocar base e blush. Depois pode sempre também controlar o seu tom de pele na opção “Reaction Skin Tone” do Zoom. E se lhe perguntarem onde ganhou esse bronze, diga que esteve a rever as tabelas de Excel sentada ao sol no seu jardim! Ninguém precisa de saber."

As escolhas de Paulo Almeida:

Ângulo e luz: o segredo dos Deuses

Se pensa que só a maquilhagem faz o trabalho todo, engana-se. O ângulo errado e a falta de luz podem dar-lhe tudo o que não quer: olheiras, quilos a mais, ar cansado. Por isso mesmo, o fotógrafo  Pedro Ferreira, diz-lhe como deve posicionar o seu telemóvel ou computador de forma a captar o seu melhor. "Idealmente deve-se posicionar a objectiva do dispositivo que se está a usar, seja ele qual for, sempre ao nível dos olhos ou ligeiramente mais acima. Como as objectivas destes aparelhos são sempre grande angular, distorcem bastante e o efeito de perspectiva é sempre muito acentuado, o que é contrário à técnica de fazer um bom retrato. É por isso que se deve tentar atenuar este efeito o mais possível. Se se posicionar muito em baixo fica-se com um grande queixo, em cima com uma grande testa.

A iluminação, deve também vir de frente, uma grande janela e se for de noite deve-se se possível reflectir um candeeiro numa parede branca que esteja de frente para nós. Se for com um ecrã de computador, deve colocar-se este com o fundo todo branco de modo a iluminar-nos. Mas o computador deve estar à altura dos nossos olhos."

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.