Em tempo de filtros, edições e grandes produções, torna-se cada vez mais difícil distinguir a ficção da realidade, especialmente nas redes sociais: quantas vezes vemos uma fotografia cujo setting foi cuidadosamente estudado para um resultado final descontraído e com ar de improviso? Com tantos filtros à nossa disposição, seremos já capazes de tirar e publicar uma foto sem eles?

Se quisermos levar esta realidade alternativa (e as personas que inevitavelmente interpretamos nas redes sociais) a um extremo, deparamo-nos com personagens fictícias criadas com o propósito de inspirar e influenciar. É o caso de instagrammers como as que incluímos nesta lista, algumas robôs e 100% virtuais, outras de carne e osso, mas todas elas com muitos seguidores e contractos com marcas e empresas muito reais.

@noonoouri

Entre campanhas de Beleza para nomes como a Dior e a Miu Miu (e um sem-fim de parcerias com essas mesmas e outras tantas marcas de roupa), é seguro assumir que Noonoouri, uma influencer fictícia de dezoito anos criada pela agência de branding de Joerg Zuber, é tão ou mais bem sucedida que muitas bloggers e instagrammers de carne e osso. Com 208 mil seguidores e fotografias ao lado de personalidades como Marc Jacobs e Carine Roitfeld, Noonoouri é uma das maiores referências neste novo movimento de influencers (literalmente) virtuais.

@lilmiquela

Se olhar de relance para algumas imagens de Miquela Sousa, a personagem fictícia criada por Trevor McFedries e Sara Decou em 2016, é quase impossível distinguir o robot de uma pessoa real. Afinal, enquanto Noonoouri tem um aspecto de boneca, Lil Miquela foi criada com o intuito de parecer mais humana e realista.

Além de ser modelo e cantora (lançou o seu primeiro single em 2017), Miquela juntou-se no ano passado à equipa da revista digital Dazed & Confused, como contributing arts editor. Se tudo isto nos deixa, bem, confusos, é importante lembrar que esta influencer tem um milhão e meio de seguidores no Instagram, está envolvida numa série de projectos sociais e claro, trabalha com marcas como a Vêtements e a Alexander Wang.

@impoppy

Poppy pode ser a única influencer desta lista que é realmente de carne e osso, mas não deixa de ser fictícia (e muito intrigante, pelo menos para os seus 828 mil seguidores). Com o seu próprio canal do youtube, onde entrevista plantas e passa a ferro uma sanduíche, é fácil percebermos porque é que esta personagem quase alienígena se transformou num dos memes favoritos da Internet.

Nos últimos tempos, a personagem interpretada por Moriah Pereira lançou um álbum, andou em tour pelo mundo inteiro e estreou o seu próprio programa de televisão, "I'm Poppy", no Youtube Red.

Outras personagens

Além de Noonoouri, Lil Miquela e Poppy, existem mais três robôs influentes que vai querer seguir: Shudu, a "primeira supermodelo digital do mundo" partilha imagens incríveis dos seus editoriais; Perl é outra influencer mais dedicada à moda, com um bob loiro platinado que já se tornou a sua imagem de marca e Bermuda, a melhor amiga de Miquela, partilha imagens de moda e lifestyle.