Conhecida sobretudo pelas bombas de banho, a Lush tem, ao longo da sua existência, contado com uma forte presença no Instagram. É através das suas várias contas - algumas lojas têm inclusivamente uma conta de Instagram própria - que muitos dos clientes da marca tomam conhecimentos sobre a última bomba de banho inspirada em Ariana Grande ou de mais um produto produzido com o ambiente em mente.

Daí que a surpresa tenha sido (praticamente) geral quando a marca anunciou que iria sair da rede social - onde, até à data, reune 569 mil seguidores.

"Cada vez mais, as redes sociais fazem com que seja mais e mais difícil falar uns com os outros directamente. Estamos cansados de lutar com algoritmos, e não queremos pagar para aparecer no vosso feed de notícias", pode ler-se no post partilhado esta segunda-feira.

A Lush acaba de lançar mais produtos inspirados em Ariana Grande
A Lush acaba de lançar mais produtos inspirados em Ariana Grande
Ver artigo

"Decidimos dizer adeus a alguns dos nosso canais nas redes sociais e abrir o diálogo entre nós e vocês", continua o texto, que diz ainda: "Queremos que seja mais sobre paixão e menos sobre likes".

No mesmo anúncio, a marca adianta que a equipa de apoio ao cliente irá responder às mensagens e aos comentários durante esta semana e que, após essa data, a comunicação só será possível através do live chat, disponível no site da marca, por e-mail (wecare@lush.co.uk) e por telefone (01202930051).

E em Portugal?

Em resposta a um comentário na conta de Instagram @Lushuk, a marca garante que "não há planos para apagar contas fora do Reino Unido". Em causa estão, assim, apenas as contas Lush UK, Lush Kitchen, Lush Times, Lush Life, Soapbox e Gorilla, não apenas no Instagram, mas também no Twitter e no Facebook.

Contactada pela Miranda, a Lush Portugal confirma que "as redes da Lush Portugal seguirão ativas", e corrobora que "esta medida apenas afetará as redes sociais de Inglaterra".