Nos últimos tempos dei por mim a pensar nas minhas rotinas diárias e no que poderia fazer para, aos poucos, ir melhorando vários aspectos da minha vida. Entre rotinas banais como a alimentação ou o cuidar da minha casa, percebi que as minhas rotinas de beleza também poderiam mudar um pouquinho em prol de uma pele mais bonita e com um ar mais saudável.

Parte dessa mudança passou a incidir naqueles momentos antes de adormecer... Percebi que a minha rotina de noite estava demasiado incompleta e que levar alguns bons hábitos para a cama poderia ajudar-me a vários níveis. Não que eu seja uma pessoa de noites difíceis – pelo contrário! Mas há sempre noites em que sentimos que é mais complicado fazer aquele switch e desligar a mente. Uma boa rotina de noite pode ser meio caminho andado para noites melhor dormidas e uma pele rejuvenescida ao acordar.

Rotina na cama

Comecei por levar a minha rotina de noite para a cama. Na casa de banho, desmaquilho e faço toda a rotina de limpeza de rosto para que a pele fique preparada para receber tudo o que de bom irá trazer a noite. Já no aconchego da minha cama, retomo todos os cuidados de pele. E é mesmo este conforto do aconchego que me dá a sensação de ter este momento único só para mim. Óleo seco, hidratante de rosto, creme de olhos, hidratante de lábios e creme nas mãos. Parece muito, eu sei. Mas não é – é a rotina desnecessária para desligar antes de pôr a cabeça na almofada.

Passei a ter três queridinhos essenciais

Na verdade, aumentei a minha lista de queridinhos de mesa de cabeceira. Isto porque há anos que o Deep Sleep Pillow Spray me acompanha (desde 2013), no fundo desde a altura em que tive que trabalhar na minha tese de mestrado e precisei de uma ajudinha extra para adormecer. Este é um spray rico em lavanda que podem utilizar para aromatizar o ar, ou directamente as almofadas, onde irão repousar. E o efeito é apenas um: calmante. Ajudar a que a mente pare e a noite seja mais calma. Mas descobri que não é o único produto que me permite entrar nesse mood. A Eau de Beauté da Caudalíe passou a ser essencial também aqui – já o é na carteira, no WC e até na secretária de trabalho. Gosto de borrifar duas a três vezes o rosto após toda a rotina que vos descrevi acima e aproveitar o aroma único que este produto liberta. É verdadeiramente repousante.

#BemMeQuer: rendida aos óleos secos
#BemMeQuer: rendida aos óleos secos
Ver artigo

Por último, e também graças ao seu aroma, acrescentar um óleo seco à minha rotina de noite (lembram-se do meu recém-amor pelos óleos secos que aqui partilhei convosco, não assim há tanto tempo?) tem feito toda a diferença. Adoro aplicar umas gotas do Midnight Recovery Concentrate da Kiehl’s e aquecê-lo na palma das mãos, aproveitando para inspirar fundo.

Ler um livro inspirador...

Acompanhado de um chá de menta. Infelizmente, nos últimos tempos o cansaço é tanto que não consigo chegar ao livro. Mas quando tenho tempo para dormir um pouquinho mais gosto de colocar o meu telemóvel em modo de voo e aproveitar para divagar enquanto leio um bom livro. Isto acompanhado de uma caneca de chá de menta, que é conhecido por fazer um detox ao nosso corpo durante as 8 horas que dormimos – ou deveríamos dormir! Além disso, há lá coisa mais aconchegante do que uma boa caneca de chá... Sinto que só me falta uma coisa para tornar esta minha rotina perfeita: um bom creme que me ajude a combater os efeitos da luz azul.

Tenho a sensação de que nosso dia-a-dia passamos demasiado tempo agarrados aos computadores e telemóveis e que não combatemos o suficiente os efeitos destas luzes no nosso rosto. Portanto, esta é a minha próxima missão.

Mafalda Beirão é a autora inspirada das histórias do blogue Malmequer, como ela refere, "a extensão de tudo aquilo que eu sou e que eu mais gosto". Formada em Psicologia, encontrou na comunicação o seu drive.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda