TRX é a sigla de Total-Body Resistance Exercise e refere-se a um ferramenta do mundo do fitness que serve para realizar treino em suspensão, daí também se denominar de TRX Suspension Training. A história do TRX teve início com Randy Hetrick, um marinheiro da marinha norte-americana, que serviu durante 13 anos em áreas confinadas, como submarinos e navios, não tendo grande tempo de permanência no mesmo local, e sem grandes condições de treino.
Devido à sua necessidade de treinar, Hetrick, começou por desenvolver o TRX inicialmente através das fitas dos pára-quedas e das borrachas dos barcos, principalmente, acabando por criar uma ferramenta que lhe permitia treinar o corpo todo através dum conjunto de exercício. Os bons resultados ao nível da sua performance, aliados ao facto deste protótipo inicial ser uma ferramenta bastante versátil - permite um grande número de exercícios dentro duma progressão pré-estabelecida, é fácil de transportar e de usar, sendo necessário apenas uma estrutura fixa para o colocar, e não ocupar quase espaço nenhum de treino -, fez com que Hetrick, no seu regresso aos EUA, estudasse a aprimorasse esta ferramenta.
Estas razões levaram a que o TRX se tornasse num aparelho usado para o treino dos soldados, fazendo parte de um programa exigente de musculação denominado Seals. Os soldados, mesmo mudando de local de permanência, conseguiam manter o seu plano e a sua sequência de treinos.
O TRX é usado nos dias de hoje no mundo do fitness, quer em aulas de grupo quer em treino individualizado, revelando resultados interessantes, independentemente da condição física da pessoa.
A base desta ferramenta é o usodo peso do próprio corpo, transformando-o numa resistência variável, permitindo-nos escolher o nível de dificuldade de cada exercício facilmente, e para isso só é necessário proceder à alteração da posição do próprio corpo, não necessitando de carga externa adicional.

Os benefícios do treino com o TRX

Além dos já enunciados, podemos dizer que em termos de melhoria de performance o TRX permite:

  • Melhoria na Força Muscular
  • Resistência Muscular
  • Equilíbrio
Como a maioria dos exercício são polia-articulares, proporcionam um gasto energético maior, logo é uma óptima ferramenta para usar num processo de emagrecimento

Junte-se ainda o reforço do core (bastante eficaz), devido ao facto de trabalhar bastante a região abdominal, pélvica e lombar. O TRX é ainda um treino muito interessante no trabalho porque visa a melhoria da correção postural.

#BoaForma: tudo o que sempre quis saber sobre o crossfit
#BoaForma: tudo o que sempre quis saber sobre o crossfit
Ver artigo

Diria que o TRX é uma daquelas ferramentas obrigatórias, e nos dias de hoje é bastante acessível em termos financeiros. Mas, calma, não vá a correr a comprar um, até porque é fundamental dominarmos a técnica dos exercícios e realizarmos um planeamento lógico dos mesmos, para isso nada melhor do que um profissional de Exercício e Saúde para o ajudar.

Ricardo Gomes, 31 anos, é Personal Trainer, Formador na Área de Exercício e Saúde e CEO da CHASE Training Academy.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.