A flacidez é o enfraquecimento das fibras de colagénio (fibras elásticas) que sustentam os tecidos do nosso organismo. É fácil entender este processo: se pegarmos num balão, o enchermos e depois o esvaziarmos, o balão não terá o mesmo aspeto esticado e liso inicial. Terá, sim, um aspeto mole e flácido. O mesmo acontece com o exterior da nossa pele: fica caída e adquire um aspeto envelhecido.

Ainda que o metabolismo do organismo varie de pessoa para pessoa, os anos passam por todos e, mais cedo ou mais tarde, a pele do corpo sofre o processo de envelhecimento devido às alterações nas fibras de colagénio que comprometem a tonicidade muscular. Não é só o seguro que morre de velho, as células também.

O sedentarismo é outro cúmplice desta tragédia. O tempo passado ao telemóvel e ao computador, os telecomandos, as máquinas para fazer tudo e mais alguma coisa, o ritmo de vida facilitado por que se regem os tempos modernos, convidam-nos a estar paradas. Ora, parados, os músculos adormecem e hibernam até voltarem a ser solicitados.

Outro fator são as oscilações bruscas de peso, provocadas por dietas iô-iô perpetuadas no tempo. Estas são fatais para a flacidez da pele.

#BodyShaper: confiar o seu corpo a profissionais qualificados
#BodyShaper: confiar o seu corpo a profissionais qualificados
Ver artigo

Não devemos esquecer, também, o álcool e o tabaco, os nossos falsos amigos. A pele de quem fuma sofre alterações nos fibroblastos e na circulação sanguínea, deixando-a com uma aparência mais flácida e desidratada. Quanto ao álcool, ainda que o resveratrol presente no vinho tinto seja um bom antioxidante para a pele, uma coisa é um copo de vinho tinto ao fim de semana; outra são três ou quatro copos de vinho várias vezes por semana. E se entrou na menopausa, saiba que nesta fase os cuidados com a flacidez devem ser redobrados para manter a firmeza da pele. Há uma acentuada diminuição do colagénio e da elastina da pele, reduzindo-lhe drasticamente a hidratação.

Contudo, independentemente da idade, há sempre uma solução. Nunca é tarde para mudarmos para melhor e, por esse motivo, deixo aqui alguns conselhos. Comecemos por algumas sugestões relacionadas com a alimentação:

1 - Mantenha um equilíbrio hormonal com uma alimentação equilibrada em proteínas (carne, ovos, peixe...), hidratos de carbono complexos (aveia, quinoa, batata-doce, feijão...) e gordura saudável (azeite, abacate, salmão...).

2 - Consuma alimentos ricos em colagénio (gelatina, carnes, ovos, citrinos, frutos vermelhos, tomate, beterraba, nozes e amêndoas, vegetais verdes escuros, vegetais cor de laranja...).

3 - Consuma alho, cebola e ananás, que promovem a circulação sanguínea.

4 - Coma muitos vegetais (alface, agrião, aipo, brócolos, endívias, espinafres, pepino, etc...).

5 - Coma frutos secos sem sal, porque contêm óleos essenciais (amêndoas, nozes, castanhas-do-pará...).

6 - Coma frutas secas, porque contêm óleos essenciais (ameixas, tâmaras, passas...).

7 - Coma carne de aves e ovos, porque contêm colagénio, proteína e vitamina B.

8 - Coma legumes, porque contêm ácido fólico, ferro, fibras e outros minerais (feijão-verde, abóbora, beterraba, nabo...).

9 - Coma citrinos, por serem ricos em vitamina C e em proteínas de colagénio.

#BodyShaper: uma semana com a dieta queima-gordura do meu livro
#BodyShaper: uma semana com a dieta queima-gordura do meu livro
Ver artigo

E porque à alimentação devemos aliar bons hábitos de vida, deixo outros conselhos:

1 - Mantenha um peso estável e constante (é fundamental!).

2 - Evite o excesso de sol.

3 - Reduza a ansiedade ao máximo (medite, passeie, leia, telefone a uma amiga, vá ao cinema...).

4 - Pratique Pilates.

5 - Use um bom creme/gel específico para o tratamento que procura. E aqui aconselho os géis que criei:

  • o Gel Levanta Bumbum®: gel corporal anti-celulite e anti-flacidez, que melhora a circulação sanguínea e aumenta a elasticidade dos tecidos. A pele fica fortalecida graças aos seus princípios ativos;
  • e também o Gel Barriga Fit®: gel corporal com efeito drenante e redutor, que ajuda a mobilizar a gordura localizada e a estimular a microcirculação sanguínea. A pele fica mais lisa e redefinida;
  • se estiver grávida ou a amamentar, aconselho o Gel Leg Fit Express®, que irá ajudar na retenção de líquidos e, ainda, nas estrias. Hidrata a pele em profundidade, proporcionando firmeza e elasticidade.

6 - Evite fazer depilação com certa quente.

7 - Não cruze as pernas quando se senta, para não comprimir a circulação.

8 - Não use roupas muito apertadas nem saltos altos durante muito tempo.

9 - Faça massagens regularmente. Frequente clínicas ou espaços de estética com tratamentos personalizados, adequados ao tipo de corpo que apresenta. Certifique-se de que há qualidade de serviço e que nada é deixado ao acaso. Saiba que cada uma de nós tem especificidades corporais que podem e devem ser tidas em conta quando se realizam determinados tratamentos corporais.

Izabel de Paula é a primeira Body Shaper Expert em Portugal. De Norte a Sul do país, o seu método é procurado por mulheres que querem melhorar os contornos do seu corpo e também a sua auto-estima.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda