Acredito que é sempre possível mudar para melhor e criar uma nova relação com a nossa barriga. É preciso mudar a nossa forma de pensar, criar motivação e tomar consciência dos nossos erros ou vícios alimentares. Portanto, fiquem a saber que as escolhas que fazemos, diariamente, influenciam todo o nosso corpo e, por sua vez, o nosso bem estar. Uma barriga inestética tem origem em diversas causas: a comida que coloco no prato, uma alimentação calórica, alimentos cada vez mais processados, excesso de peso, má digestão, falta de exercício físico, problemas de postura, níveis de stress elevados, entre tantos outros.

#MirandaEmCasa: a playlist que faz bem ao corpo e à mente para ouvir on repeat
#MirandaEmCasa: a playlist que faz bem ao corpo e à mente para ouvir on repeat
Ver artigo

Façam a vocês próprias esta pergunta: o que sinto e penso quando tenho uma compulsão alimentar? Stress, tristeza, medo, cansaço, carência afetiva, preocupação, compensação? Se respondeu que sim a apenas uma, saiba que as escolhas alimentares que fazemos influenciam o nosso ânimo, peso, cansaço, humor, a nossa imunidade, bem como as alterações gastrointestinais. Os alimentos são uma informação fundamental para o nosso organismo e precisamos de encará-las como medicamentos, capazes de prevenir e tratar diversas patologias e de nos restituir um bem-estar único. Já dizia o pai da medicina: “que o remédio seja o teu alimento e que o alimento seja o teu remédio”. Por isso, faz todo o sentido cuidar do vosso corpo. Faz todo o sentido mimarem-se. Faz todo o sentido procurar a vossa melhor versão. E faz todo o sentido procurar ter uma barriga fit, lisa, firme e tonificada.

É importante sairmos da nossa zona de conforto e tratar primeiro as causas e não os sintomas. A aprendizagem interior é fundamental e o alimento não pode ser uma fonte de compensação emocional. É importante acreditar que é possível reprogramar o cérebro para sentir conforto, prazer e saciedade ao ingerir alimentos saudáveis. A mudança pode ser feita em qualquer idade, basta uma força nova para alterar velhos hábitos. Nunca pensem que não têm tempo para fazer mudanças na vossa vida. Não é fácil, mas também não é tão difícil assim, e os benefícios e resultados compensam tudo.

Deixo aqui cinco truques para conseguirem uma barriga lisa:

1 – Não deve ter pressa a comer. Coma devagar e saboreie os alimentos, mastigue-os bem.
2 – Evite beber às refeições, pois aumenta o Ph do estômago e os alimentos são mal digeridos.
3 – Faça automassagem com uma das técnicas do meu livro 'Barriga Fit': a técnica do deslizamento em ‘V', que vai ajudar a drenar as toxinas para a zona inguinal. Deslize as duas mãos desde a parte de cima das costelas ou da cintura até à zona das virilhas. Repita cinco vezes, todos os dias. Coloque um creme que penetre na pele e ajude a deslizar.
4 – Faça abdominais, deitada de costas com os pés no chão, e levante até às omoplatas, 25 repetições vezes três séries, de dois em dois dias.
5 – Limpe o organismo uma vez por mês com receitas detox.

Podem encontrar estas e outras dicas nos meus dois livros: ‘Barriga Fit’ e ‘Os Pecados do Corpo’.

Para terminar, queria ainda partilhar convosco o meu Chá Barriga Fit, ideal para quando se sentir inchada, com flatulência, retenção de líquidos ou má disposição.

Chá barriga fit - o que precisa:

- 1 colher de sopa de chá verde
- 1 colher de sopa de chá cavalinha
- 1 colher de sopa de chá de hibisco
- 1 pedaço de gengibre

Como fazer:
Ferva tudo num litro e meio de água e beba ao longo do dia. Faça três vezes por semana.

Resumindo, se não conseguirem sozinhas esta mudança, podem sempre procurar ajuda profissional. E saibam que cada pessoa é única e deverá ser tratada como tal. Ou seja, a sua história clínica, os seus hábitos diários, os seus medos e vícios, as suas relações emocionais, as suas preferências e o seu estilo de vida são diferentes e precisam de espaço e atenção individualizada.

Cuide de si!

Izabel de Paula é a primeira Body Shaper Expert em Portugal e, de Norte a Sul do país, o seu método é procurado por mulheres que querem melhorar os contornos do seu corpo e também a sua auto-estima.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda