São muitas as dicas que nos indicam que o prazo de validade de um produto de Beleza — seja maquilhagem, skincare ou perfumes — está vencido. Seja pela data em si, pela indicação do número de meses que deve usar depois de aberto, ou ainda pela mudança na cor, textura ou cheiro.

Como sabemos, para haver regra, tem de haver excepção. Muitas são as vezes em que um produto continua óptimo mesmo depois do prazo indicado ou, pelo contrário, pode perder as suas propriedades ainda antes do previsto (e suposto).

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Há alguns anos, quando comecei a mergulhar mais fundo no mundo da Beleza, se existia algo que me assustava era a possibilidade de usar alguma maquilhagem ou cuidado de rosto que já não estivesse nas melhores condições. E ainda hoje, claro. Ora como todos os métodos para fazer essa avaliação me pareciam vagos, investiguei mais a fundo e descobri aquele que se tornou o meu truque infalível. Sim, hoje partilho convosco  um dos meus maiores segredos de Beleza.

Como saber a validade dos produtos de Beleza? Este é o meu segredo mais bem guardado

O que têm em comum todos os produtos de Beleza, seja qual for a sua categoria? Um número de série, que é quase como o nosso DNA. Porquê? Porque é individual e dá-nos toda a informação e mais alguma: marca, nome, quando foi fabricado, há quanto tempo está nas prateleiras das perfumarias (ou armazéns das lojas online) e, mais importante que tudo, até quando é seguro utilizar. Nas imagens acima estão dois exemplos de onde este código se pode encontrar inscrito.

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Se já se estão a questionar: "OK, mas que faço eu com esse código?", pois bem, existem sites que fazem a "leitura" desse número de série e nos dão a tal informação que descrevi acima. Um deles — e o que costumo usar — é o Check Cosmetic (não se deixem intimidar pelo layout démodé). Por que confio nele? Quando o descobri, achei tanta piada que fiz questão de por à prova quase todos os meus produtos e a verdade é que a informação tem batido sempre certo.

Agora com o meu segredo revelado, acabaram-se as desculpas para usar o batom que já comprámos há 12 anos ou o creme de olhos que já nem tem o mesmo aroma. Manter os nossos produtos sãos é manter a nossa pele sã.