O verão já está quase batendo à porta e, com isto, chegou a hora de selecionarmos as nossas leituras de férias. Pelo menos é nesta altura que costumo fazer a minha lista e tentar cumprir com a minha resolução de ano novo (que é tentar, ao menos, ler 4 títulos diferentes durante os 12 meses do ano). E recomendo a todos traçarem uma meta semelhante, afinal, com a correria do dia a dia, acabamos nos esquecendo das coisas mais básicas, não é mesmo? Pensando nisso, resolvi partilhar com vocês 4 livros relacionados com o maravilhoso mundo da beleza para nos inspirarmos a lermos nos próximos meses. Se alguém tiver alguma sugestão para dar, fique à vontade. A ideia é que esta lista cresça e que possamos trocar informações juntos. Vamos lá?

O mito da beleza, de Naomi Wolf - Este é o livro que estou mais curiosa para ler. É escrito pela jornalista Naomi Wolf e discorre sobre como, desde há muito tempo, os padrões de beleza têm influência das imposições do patriarcado sobre as mulheres. Leitura obrigatória para os dias de hoje (e para ver se acabamos de vez com vários estereótipos ultrapassados).

#Descobertas: testei um tratamento com colostro bovino (todos os detalhes aqui)
#Descobertas: testei um tratamento com colostro bovino (todos os detalhes aqui)
Ver artigo

A mulher que inventou a beleza, de Michèle Fitoussi - Esta obra é, na realidade, uma biografia de Helena Rubinstein, pioneira e dona de um império do skincare. Ele conta a história da polonesa que saiu, ainda no fim do século IXX, em exílio do seu país, levando na mala apenas alguns potes de cremes feitos pela mãe. A partir daí virou um dos maiores nomes no mundo da beleza. Um must-read!
O Império da Beleza, de Mark Tungate - Especialista em branding e comunicação, o autor fala sobre o que está por trás da bilionária indústria da beleza: das primeiras fórmulas cosméticas do Egito Antigo, passando pelas estratégias comerciais usadas por grandes marcas no século 20 (Helena Rubinstein, Revlon e L’Oréal), até apresentar o cenário atual focado no digital e na diversidade. Super interessante!
François Nars, de François Nars - Ansiosa para ler este livro. Quem é fã da marca, com certeza vai adorar. Aqui o maquilhador divide a sua trajetória profissional nesta foto-biografia cheia de cliques autorais e de grandes nomes como Irving Penn e Steven Meisel.

Daniela Schwanke é uma jornalista brasileira a viver em Lisboa desde 2016, apaixonada pela cidade, pelo universo feminino, principalmente o da Beleza, com artigos publicados em várias revistas e a autora do site See You Magazine, que seguimos de perto.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.