Fonte de entretenimento para uns, poço de informação sobre produtos de Beleza para outros, o Youtube é um dos recursos favoritos de quem adora cosmética e gosta de fazer compras informadas. Populada por milhares de pessoas prontas a fazerem reviews de tudo e mais alguma coisa, que dê um passo em frente quem não recorre à plataforma para descobrir novidades, comparar produtos, e ouvir opiniões antes de tomar uma decisão - especialmente quando a base, o creme ou a paleta é um investimento daqueles mais sérios.

Agora, a pesquisa pode ser um pouco mais aprofundada graças a uma nova feature de realidade aumentada do Youtube, que nos permite testar maquilhagem virtual directamente na app da plataforma. Chama-se AR Beauty Try-On, e divide o ecrã entre o vídeo que estamos a ver, e a nossa câmara frontal que nos permite "experimentar" os produtos.

A feature, que ainda não está disponível, dará acesso a uma paleta de cores no ecrã (os tons do batom que aparece no vídeo em questão, ou de uma paleta de sombras), as quais poderemos selecionar e aplicar ao nosso rosto reflectido no ecrã, enquanto o vídeo continua em cima. Isto é uma óptima ferramenta não só para experimentar cores, mas também para seguir tutoriais, e para perceber se determinada tendência ou combinação de tons funciona connosco.

Experimentar maquilhagem através de realidade aumentada poderá ser a próxima novidade do Youtube Experimentar maquilhagem através de realidade aumentada poderá ser a próxima novidade do Youtube
créditos: techcrunch.com

O programa ainda está a ser testado, mas os números são promissores: o Youtube já experimentou com várias marcas de Beleza, e descobriu que 30% dos internautas escolhem activar a experiência quando a encontram disponível. Claro que esta percentagem está longe de representar a maioria, mas é um bom indício de que a feature poderá ter pernas para andar.

Esta não é a primeira experiência de realidade aumentada que permite experimentar maquilhagem;  a Sephora tem o Visual Artist, a Ulta criou o GLAMLab, a L'Oréal tem disponível um Live Try On, e outras tantas empresas de cosmética desenvolveram também as suas plataformas.

No entanto, se esta feature for realmente adicionada ao Youtube, significa que existirá um sítio onde várias marcas e influencers se reúnem, não só para partilhar conteúdos de Beleza, mas para dar a experimentar os produtos em questão - uma win-win situation para quem adora cosmética.

A feature ficará disponível para as marcas este Verão, e ainda não existem datas (ou certezas) de um lançamento oficial.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.