Aviso a todas as amantes fervorosas de Beleza, aqui vai uma pequena (importante) advertência: por mais triste e sofrido que seja deitar fora a sua maquilhagem e artigos de beleza, os produtos fora do prazo podem fazer muito mal à pele. Se guardados em condições menos boas, com o prazo de validade expirado ou com textura, cor e aroma alterados podem estar mesmo a pedir outro destino, o caixote do lixo. O risco: infecções por fungos ou por bactérias, alergias, acne e dermatites.
A boa qualidade do creme, sérum, eye liner, máscara ou outro é importante, porque garante os melhores resultados. E evita consequências desagradáveis.

Verdade ou consequência
Verdade ou consequência
Ver artigo

O que elas contam

Inês M., 22, estudante de Hospitality & Hotel Management, recorda: "Usei uma máscara que já estava seca, porque já a tinha há imenso tempo, mas adorava-a!, e passados uns minutos fiquei cheia de alergia, com a pele vermelha. Acho que aprendi a lição... e dei razão à minha mãe". Catarina Soares, 44, designer gráfica: "Deixei acabar o meu creme de corpo e resolvi procurar no fundo do armário algum que ali estivesse, esquecido, encontrei um creme que sabia já ter uns tempos (talvez anos?), e usei-o mesmo assim. O cheiro era estranho, como se fosse 'amargo', mas apliquei na mesma, e fiquei o dia todo cheia de picadas no corpo. Lixo com ele!"

Nota: Se não conseguir ver a data de validade do produto, porque às vezes essa informação fica esbatida ou desaparece por completo, preste atenção à consistência, cheiro e cor, que alteram com o passar do tempo.

há horas para tudo

Manutenção

Lembre-se que o seu kit de maquilhagem deve permanecer em local seco, arejado e protegido do sol. O processo de deterioração dos produtos será acelerado conforme a humidade e a exposição solar.

Identificação

Assim que comprar um produto de beleza, cole um adesivo ou escreva a data de validade com caneta permanente na embalagem. A data impressa no produto pode ficar esbatida ou até desaparecer com o passar do tempo.

Periodicidade

As datas podem mudar segundo o fabricante mas, de um modo geral, os produtos conservam-se em boas condições conforme o período descrito. Leia sempre a indicação no rótulo da embalagem ou no próprio produto. A informação é referente ao tempo de validade após a abertura:

  • 3 a 6 meses, máscara de pestanas;
  • 6 meses, eyeliner, lápis de olhos, sérum, creme anti-acne, sabonete facial;
  • 9 meses a 1 ano, água termal;
  • 1 ano, base líquida, gloss, corrector, lápis e gel de sobrancelhas, máscara facial, máscara e creme capilar, champô e condicionador, creme hidratante, esfoliante facial e corporal, protector solar e creme anti-celulítico;
  • 2 anos, batom, base em pó, pó compacto, bronzer, blush, sombra de olhos, verniz, acetona, tónico facial, produtos de styling para cabelo;
  • 2 anos ou mais, perfumes

Organização

Para começar, separe todos os produtos por tipo. Se sabe quando os comprou, faça as contas de acordo com a data de validade após a abertura e identifique no frasco quando deverá deitá-los fora, como explicado em cima. Se a memória falha, ou já não consegue ler a data, fique atenta! Uma primeira solução é cheirá-lo e conferir a textura e cor. Qualquer aparência suspeita vai para o lixo. Após este primeiro diagnóstico, aproveite a organização para avaliar o que realmente usa ou sequer já abriu. Faça pequenas divisões:

  • Adoro e uso todos os dias (mantém)
  • Adoro, mas uso uma vez por semana (mantém)
  • Nem me recordava disto (fora)
  • O que ainda está fechado (se não usei, posso doar)

Colaboração

Se a arte do desapego for muito difícil de praticar, peça ajuda. Um bom truque para se livrar das coisas que não usa é ter ao lado uma pessoa que a conhece bem e está sempre consigo. Ela saberá dizer em segundos se já a viu usar alguns dos produtos (e que tem dúvidas em dizer 'adeus') e será mais prático ao definir o que realmente usa e o que quer e tem pena de deitar fora.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.