O perfume é um acessório que faz parte de nós e, como diz um provérbio egípcio, sair à rua sem perfume é como sair sem estar vestido. Pela minha parte, costumo dizer que o perfume é um elemento essencial para o nosso bem estar e para nos afirmarmos perante os outros. Cada perfume deve ser aplicado em função, antes de mais, do nosso estado de espírito, do momento, do tipo de perfume e sua intensidade e do tipo de dia que vamos ter. Obviamente que fazemos isto de forma intuitiva e natural. Ainda assim, importa ter em consideração o tipo de spray já que actualmente os perfumes comerciais tendem a ser bastante generosos na dose de cada borrifadela. Quanto mais depressa acabar, mais depressa voltamos a comprar. Mas também por isto importa conhecer os perfumes que usamos e escolhermos estrategicamente onde nos perfumarmos.
Tudo depende do nosso gosto e de onde queremos ser cheirados. Ou beijados como disse um dia Coco Chanel...
Outra questão que muitas vezes me colocam é se devemos aplicar o perfume sobre a pele ou na roupa que vestimos. Pessoalmente, diria em ambos. Se na roupa é mais seguro o aroma não se alterar, em particular em matérias naturais, como algodão, linho, lãs, cachemiras ou sedas - mas com cuidado para não manchar -, já na pele, e até experimentarmos, existe sempre a dúvida de uma possível alteração do aroma pela reacção química que se estabelece entre o perfume e o nosso pH. Por via da dúvida, o meu conselho é que o experimente na sua pele. A magia do inesperado é única e a relação que se estabelece entre o perfume e a pele torna a experiência única.

Perfume is a moment of freedom and sensuality. Wear perfume wherever you want to be kissed

- Coco Chanel

Caso o aroma não se altere na sua pele, então voltamos a Coco Chanel e o céu é o limite. Os mais comuns são atrás das orelhas, na nuca e nos pulsos, mas a verdade é que o perfume pode e deve ser usado com criatividade e ousadia. Para começar, diria que nos antebraços, tornozelos e atrás dos joelhos fica sempre bem. Pode também colocar no centro do peito, e last but not least, na zona acima e por baixo do umbigo - este último um dos meus pontos preferidos, que ali se guarda para partilhar quando e com quem entendermos. Um segredo sensual perfumado, que revelamos no momento certo.

#OPerfumista: as surpresas aromáticas são... naturalmente Zara
#OPerfumista: as surpresas aromáticas são... naturalmente Zara
Ver artigo

Por fim, não se esqueça que se o dia é de praia, o melhor mesmo é colocar o perfume apenas na roupa e, eventualmente, na toalha e almofada de praia. A exposição solar com perfume na pele pode originar manchas desnecessárias. Pode optar por um protector solar cujo aroma seja do seu agrado e, também aqui, a oferta é vasta. Do tradicional Nivea, com a qualidade que lhe reconhecemos e o seu aroma inconfundível, ou Pizz Buin, até marcas como Estée Lauder, Lancaster, Avène, Bioderma, entre muitas outras, a variedade e opção de escolha é enorme e com aromas que os diferenciam. Desta forma, mantém a pele hidratada e suavemente perfumada.

É um apaixonado por aromas e perfumes. Formado em Composição de Perfumes na Cinquième Sens, em Paris, membro da Société Française des Parfumeurs e júri do Prémio Máxima de Beleza, Lourenço Lucena cria perfumes e organiza formações e eventos, em torno deste universo mágico. Adoramos fazer com ele esta viagem olfactiva.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.