#OPerfumista: Verão chic e aromático

Este artigo tem mais de um ano
É verdade que o tempo tem andado instável, mas certo, certo é que o Verão está quase aí. E para o recebermos, nada melhor que um novo perfume, para um verão memorável e cheio de boas histórias. Gentleman Givenchy Cologne, agora apresentado, traz consigo o património e história de um interessante perfume dos anos 70.
#OPerfumista: Verão chic e aromático

O primeiro 'Gentleman' de Givenchy foi apresentado em 1974 como um oriental amadeirado. Era a tendência da época e Paul Leger, o perfumista responsável pela sua criação, não resistiu à tentação e deu-lhe uma expressão amadeirada aromática, muito masculina e marcante. Tratava-se de um perfume com grande tenacidade e afirmação, onde se destacavam uma canela refrescada por um surpreendente estragão animadamente acompanhado por bergamota e limão, seguido de uma composição com madeira, vétiver e patchouli. Pelo caminho notas de mel, baunilha, âmbar e uma faceta subtilmente floral com rosa e jasmin.
Assim perdurou durante anos até que, em 2017, a Givenchy decidiu revisitar este clássico e pela mão de Olivier Cresp e Nathalie Lorson foi apresentado 'Gentleman Givenchy', renovado e modernizado e assumindo uma contemporaneidade como se a história tivesse começado ali mesmo. A faceta oriental foi substituída por uma nota floral mais assumida, sem o tornar feminino. Esta nova versão apresenta-se numa mistura bem balanceada entre força masculina e doçura. Antes de mais, porque a composição se revela com uma natural e fresca pera e cardamomo à cabeça, que lentamente se fundem com uma nota floral de íris e lavanda, aromática e descomplicada. O final poderoso, fazendo jus à herança dos intensos anos setenta destaca o patchouli, uma nota de couro e uma baunilha densa, expressiva e envolvente.
Sabemos que quando algo corre bem, as marcas tendem a explorar o filão, estendendo a gama e lançando novas versões. Por essa razão, em 2018 surgiu a versão Eau de Parfum.
'Gentleman Eau de Parfum', criado pela mesma dupla anterior, surge ainda mais poderoso, complexo, contemporâneo e misterioso.
Gosto particularmente desta versão porque recorre a novos aromas, alguns dos quais fazem parte dos meus preferidos como o benjoim, a fava tonka, a pimenta preta, o bálsamo de Tolu e canela.
Esta composição começa por um início cítrico aromático, com bergamota, pimenta preta e lavanda, seguindo-se a raíz de iris e uma faceta aromática picante com a canela e cravinho, esta na quantidade certa. A força e complexidade vem de imediato com o patchouli, a baunilha genuína e o bálsamo de Tolu, benjoim, e fava tonka, que envolvem e adocicam com intensidade e mistério, sem excessos, resultando num eau de parfum especial.

Gentleman Givenchy Cologne

E assim chegamos ao novo lançamento, 'Gentleman Givenchy Cologne'. Assim que o abrimos, espera-se uma versão mais fresca e aromática, como a época pede. Expectativa confirmada. Uma composição criada pela dupla de sucesso anterior, apresenta-se espontânea e ousada, mantendo a autenticidade e carácter da família Gentleman, embora mais fresca e irreverente.

#OPerfumista: Verão chic e aromático

'Gentleman Givenchy Cologne' faz uma ponte muito interessante entre a herança Gentleman e a fórmula clássica de uma Eau de Cologne, com uma atitude sofisticada, explosiva e com muita elegância, resultando num aroma de base cítrica e aromática.
O início aromático revela-nos um alecrim surpreendente com uma faceta cítrica em que se destacam um bouquet de bergamota, limão e petit grain, fazendo a ponte com a versão original embora aqui mais modesta. A faceta floral, que sempre acompanhou as várias versões, apresenta-se com uma íris elegante e sedutora e que casa na perfeição com os almíscares aveludados, o vétiver, seco e aromático, e o ambroxan, aroma sintético com forte presença de madeira, âmbar e suavemente abaunilhado.

#OPerfumista: não pode morrer sem cheirar… Opium
#OPerfumista: não pode morrer sem cheirar… Opium
Ver artigo

Se gostou de 'La Nuit de L’Homme' de Yves Saint Laurent, lançado em 2010, ou de 'Dior Homme Intense', lançado em 2011, então 'Gentleman Givenchy Cologne' vai corresponder ao seu perfil olfactivo.
No meu caso, este é um dos que já comecei a usar para chamar o Verão.

É um apaixonado por aromas e perfumes. Formado em Composição de Perfumes na Cinquième Sens, em Paris, membro da Société Française des Parfumeurs e júri do Prémio Máxima de Beleza, Lourenço Lucena cria perfumes e organiza formações e eventos, em torno deste universo mágico. Adoramos fazer com ele esta viagem olfactiva.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.

Veja também

 
 

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.