Cada dia que começa é um novo início… de novos desafios, de novas descobertas mas também de novos hábitos, mais saudáveis, que podem e devem começar a ser criados. Sempre que começamos um novo dia há uma nova vontade de querer fazer mais e melhor e esta é uma oportunidade para sermos de facto mais saudáveis e mais felizes, vivendo uma vida em pleno.
No que respeita à alimentação, muito se tem falado sobre qual deverá ser o primeiro alimento a ingerir. Existem muitas teorias e opiniões sobre este início de dia alimentar, mas o que recomendo sempre é começar o dia com um bom copo de água! Re-hidratar o corpo depois de uma noite de descanso onde se perdem tantos líquidos por via da respiração e transpiração é sem dúvida a melhor opção. Já reparou que num dia normal o seu peso, de manhã, é sempre inferior ao da noite anterior? Por vezes, a diferença chega a ser de quase 1Kg e esta diferença deve-se essencialmente à perda de líquidos que ocorre durante o nosso descanso e noite de sono. A recomendação será, assim, que tome um bom copo de água logo que acorde.

O tipo de água tem interferência? Deve-se adicionar sumo de limão, canela ou outro alimento? Faz diferença a temperatura da água?

Estas são também perguntas pertinentes e para qual a resposta deve ser ajustada a cada pessoa, fase da vida e estilo de vida. Em norma, beber 1 copo de água potável à temperatura ambiente será a regra. Uma boa sugestão será também variar os tipos de água que vai bebendo, munindo o seu organismo de diferentes iões e eletrólitos. Faça disto um hábito, mas sem nunca criar habituação a nenhum tipo de água em específico. Lembre-se: a variedade é um dos pilares de uma alimentação saudável!

#PesoeMedida: a quinoa e os benefícios a experimentar
#PesoeMedida: a quinoa e os benefícios a experimentar
Ver artigo

Outra das recomendações - e de que tanto ouvimos falar - refere-se ao pH da água que ingerimos, alcalina ou não alcalina. Sobre este tema, controverso, relembro a regra da variedade, embora em certas situações, caso de pessoas que vivem em stress, têm azia ou enfartamento a escolha de águas mais alcalinas possa, por vezes, ter algum efeito benéfico - mas claro que deverá ser ajustado individualmente. Seguindo a nova tendência de um estilo alimentar super healthy e anti-inflamatório, uma das alternativas será juntar raspas de gengibre. Dado o seu papel anti-inflamatório e super desintoxicante a nível de fígado, este detalhe reveste-se de alguma importância. Contudo, as pessoas que sofrem de hipertensão devem ajustar as quantidades já que o gengibre pode elevar ,em certos casos, a tensão arterial. Adicionar curcuma e canela serão outras opções. O seu papel estimulante e desintoxicante podem ter um papel importante nesta lista de shots matinais e ser, por isso, uma excelente opção.

No Oriente recomenda-se a água quente matinal e tal parece ser benéfico na emulsão e eliminação de algumas gorduras residuais dispersas ao longo do tubo digestivo.

Por exemplo, a toma de 1 copo de água quente com sumo de 1/2 limão é uma opção super utilizada ou até uma infusão ou chá quente. O seu nutricionista deverá ajustar estas recomendações ao seu caso específico e mais que tudo indicar-lhe a melhor opção para que cada dia comece de forma super saudável, enérgica e repleta de saúde. Os grandes feitos começam com pequenos detalhes! Já pensou como vai começar o seu dia amanhã? Desejo que seja super feliz e, por que não, inspira-se e crie desde já o seu novo hábito. Seja saudável, é o desejo do seu nutricionista.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda