É no início do ano que se tomam resoluções, se definem objectivos e nos propomos a ser melhores! Este ano deixo o desafio de serem mais saudáveis! Tantas variáveis, tantas afinações, tantos exercícios e tantos alimentos saudáveis mas por onde começar?

Costumo dizer que para mudar o mundo temos de mudar primeiro a nós próprios e sermos portadores dessa mudança. Parece fácil. Mas a verdade é que muitas vezes ficamos pelas intenções e o que importa é darmos o início e mantermos a regularidade dos hábitos. Comece por hábitos simples. Crie rotinas que os tornem fáceis de executar. E ponha em prática de forma regular.

Imagine que quer começar a beber mais líquidos. Comece logo pela manhã! Experimente por exemplo mal acorda começar logo a beber 1 copo de água. Deixe de véspera preparado, coloque na sua mesinha de cabeceira ou beba logo mal começa a preparar o pequeno-almoço. O importante é criar uma rotina que funcione consigo e possa ser mantida. Há pessoas que preferem água fresca, outras bebem água quente e colocam limão, gengibre ou canela, outras ainda escolhem o ph da água que querem beber. A imaginação e objectivo de cada ritual deve ser sempre ajustado a si mas mais que tudo executado. Não complique! Até que a rotina seja um hábito consolidado simplifique ao máximo. Neste caso importa tomar um copo de água de forma diária e regular. Quando solidificado este ritual faça as afinações com o ph da água, limão ou outros extra. SIMPLIFIQUE e comece hoje mesmo!

Suponha que o desafio é começar a fazer exercício. Veja então no seu dia o melhor horário e reserve esse tempo para si! Para aqueles ou aquelas que tem o dia sem espaço para se exercitar deixo a sugestão de incluir no seu ritual diário de actividades. Imagine que vai de metro para o trabalho, saia na paragem anterior e ande um pouco a pé. Imagine que trabalha no 4º andar. Saia no 2º e suba os outros 2 pisos pelas escadas. O importante é começar e ajustar, depois os detalhes. Sim começar é fundamental e comece pelo que é o mais fácil para si para começar a mudar atitudes e motivação.

#PesoeMedida: quilos a mais - e agora?
#PesoeMedida: quilos a mais - e agora?
Ver artigo

Muitas pessoas julgam que ser saudável é um objectivo. Para mim é o caminho que conta e os pequenos passos, as pequenas atitudes, pequenos detalhes na nossa alimentação que todos somados nos tornam e nos fazem realmente ser saudáveis. De nada serve fazer todos os dias 1h de exercício se escolhemos uma alimentação pouco equilibrada e ajustada a nós! Esta é a magia de ser saudável! A magia de fazer acontecer com pequenos desafios que nos impomos ou nos impõem a nós próprios e de forma equilibrada começamos a implementar. Desafio este ano a todas as leitoras e leitores a que todas as semanas nos possamos criar um objectivo de ser um pouco mais saudáveis. Partilhem comigo as vossas realizações e façamos juntos um Portugal melhor. Criemos os nossos filhos num ambiente onde a saúde possa estar em primeiro lugar e nos faça crescer, viver e partilhar experiências com entusiasmo e alegria.

De facto é nos pequenos hábitos e mudança de atitudes que tudo começa a fazer sentido e se inicia a verdadeira magia da mudança. Defina objectivos e comece hoje mesmo. Tal como os grandes atletas têm recomendo que escolha um bom treinador para esta mudança. Que nos inspire, que nos motive e nos ajude a ser cada vez melhores. Saiba tudo em nutricionista.com

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas. 

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda