Viver mais. Viver melhor. É este o desejo de todos nós para que possamos desfrutar de uma vida em pleno e poder realizar todos os nossos desejos na boa companhia de quem mais gostamos. De facto, a busca por uma saúde equilibrada e um estilo de vida saudável devem fazer parte do nosso plano de vida e os nutricionistas tem cada vez mais um papel fundamental neste aconselhamento e estratégia de saúde. Uma boa genética ajuda mas sem dúvida que a prática regular e consistente de hábitos alimentares saudáveis aliados à prática de exercício ligeiro fazem toda a diferença.

Como nutricionista verifico que na nossa consulta de nutrição aparecem cada vez mais, para não dizer todos, casos de pessoas que mais que emagrecer e recuperar o controle na sua saúde buscam algumas estratégias para que possam viver mais e melhor podendo passar estes hábitos à sua família e optimizar a sua saúde, ao máximo das suas características genéticas. É como que fazer um “reset” ao seu corpo começando a escolher alimentos não só para satisfazer os seus desejos e se alimentar mas mais que tudo melhorar os padrões alimentares e todas as refeições tornando-as mais ricas em termos nutricionais para optimizar todas as funções do seu corpo. Chama-se a esta área nutrição funcional!

É uma área da nutrição que me apaixona e obriga a pesquisa constante sobre as características de cada alimento e seus nutrientes sabendo e actuando directamente em certos pontos chave da nossa saúde. Mais energia, mais qualidade de sono, mais resistência a doenças, mais saúde! É assim que todas as pessoas se sentem depois de algumas “afinações” no seu plano alimentar. Claro que também perdem peso, claro que optimizam os seus parâmetros sanguíneos de saúde mas mais que tudo fidelizam a um novo estilo de alimentação que as fazem sentir melhor, com mais auto-estima, com mais saúde. E todas estas afinações aliadas à prática regular de exercício ligeiro têm um efeito muito positivo na sua longevidade, na qualidade dessa longevidade e na prevenção da doença. É um novo estilo de vida que entusiasma e nos leva diariamente a querer experimentar uma panóplia de alimentos muitas vezes desconhecidos ou até nunca utilizados! Tenho muitos casos de pessoas que comentam: “nunca tinha provado gengibre e adoro o seu travo picante”, “água quente com limão em jejum ajuda-me a começar o dia” e tantas outras expressões que exteriorizam a mudança de atitude e sentimentos perante a alimentação. É como se começássemos a voltar a ter prazer em tomar conta do nosso destino e a escolher alimentos que nos fazem realmente bem.

Claro que todas estas afinações devem e têm de ser personalizadas para cada caso. Gostos, paladares, estados de espirito, fases da vida, níveis de ansiedade e tantos outros parâmetros são individuais em cada caso e é esta personalização que faz a diferença e nos faz sonhar em poder viver mais e melhor. E consegue-se! Diversos estudos recentes evidenciam e relacionam hábitos alimentares à longevidade e ausência de doença. Claro que temos de ser também críticos a certos estudos e daí ser fundamental ajustar cada plano a si própria e criar uma estratégia nutricional.

Faça deste novo ano um ano de verdadeiras mudanças. Chega de promessas e desejos. Comece 2020 a cuidar verdadeiramente de si. A descobrir alimentos e combinações alimentares capazes de tornar este ano o ponto de partida para uma vida mais saudável. Conheça melhor o seu corpo e saiba quais os alimentos que podem ajudar nestes desafio. Combine-os correctamente e terá uma saúde mais avançada. Vêmo-nos em breve! Com mais saúde! Um excelente ano 2020, repleto de boas energias.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas. 

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda