Uma pele mais bonita e mais jovial, atrasar o envelhecimento e proteger as nossas células, retardar o aparecimento de certas doenças e favorecer a sua recuperação, aumentar a nossa qualidade de vida e um estado máximo de saúde. Estes são os principais e grandes benefícios dos antioxidantes no nosso organismo.

Mas afinal o que são os antioxidantes?

São moléculas altamente eficazes na protecção celular dos produtos resultantes da oxidação que ocorre em todas as células vivas de forma contínua.

No funcionamento de todas as células existem compostos que, pela sua oxidação, dão origem a radicais livres. Estes radicais livres acabam por ser tóxicos para as próprias células e estão directamente relacionados com o envelhecimento das mesmas.
Os antioxidantes são moléculas que actuam directamente a nível celular neutralizando o excesso destes radicais livres permitindo às células manterem, de forma mais duradoura, as suas normais funções. Daí dizer-se que os antioxidantes prolongam a vida e são poderosos protectores da nossa saúde.

Está documentado que uma alimentação diversificada e com elevados teores de antioxidantes parece ter um papel muito interessante na optimização da nossa saúde e prevenção da doença.

Os antioxidantes ajudam na longevidade, previnem doenças e promovem a nossa saúde, protegendo activamente as células.

Onde encontramos estes antioxidantes?

Vitaminas, minerais e alguns compostos vegetais, como flavenóides e carotenos, permitem inibir a formação dos radicais livres ou até reparar lesões já causadas pelos mesmos, promovendo, assim, a nossa saúde. Todos estes compostos estão à nossa disposição no dia-a-dia alimentar, contudo convém escolher os alimentos certos e também as melhores combinações alimentares para colher os seus máximos benefícios.

E quais são os principais antioxidantes? Onde estão 'escondidos'?

Dos diferentes antioxidantes destaco os carotenos, os licopenos, a curcumina, os flavenóides, a vitamina A, C e E, mas também o selénio, o cobre e o zinco. No seu conjunto, estes devem estar presentes diariamente na sua dieta através de uma sensata escolha ao nível alimentar e sempre ajustada a si, claro!

A saber

Os carotenos e os licopenos são corantes naturais presentes em frutas e hortícolas, estando ainda presentes em alimentos de cor laranja ou vermelha como a cenoura, laranja e pêssegos mas também em alimentos de cor verde escura como os brócolos, ervilhas e espinafres.
A curcumina, antioxidante que encontramos em especiarias de origem indiana, está presente na curcuma, no açafrão e no caril.
Os flavenóides são responsáveis, nos vegetais, por combater a radiação solar e agentes patogénicos e encontramo-los em frutos como a uva, maçã, romã, mirtilos, framboesas e outros frutos vermelhos. Os vegetais têm elevados teores de flavenóides (brócolos, espinafres e salsa); por outro lado, estão ainda presentes em alimentos como as nozes, linhaça mas também em certas bebidas como o chá, vinho tinto, cerveja, café... para além do chocolate e mel :-)
A vitamina A tem igualmente um factor antioxidante encontrando-se em alimentos como a cenoura, espinafre e manga. Tal como a vitamina C, que encontramos em frutos como morangos, frutos vermelhos, citrinos e kiwi mas também em hortícolas como a salsa, brócolos, couve-bruxelas e tomate.
Por seu turno, a vitamina E tem também uma função antioxidante estando presente em alimentos como a castanha do Pará, nozes, amêndoas, rúcula e agrião.

O cobre, selénio e zinco apresentam de igual modo características antioxidantes, presentes em alimentos como o feijão, grão de bico, lentilhas e em alimentos como as nozes, amendoins, arroz integral e sementes de girassol.

#PesoeMedida: saúde de ferro, a importância deste super mineral
#PesoeMedida: saúde de ferro, a importância deste super mineral
Ver artigo

Contudo, convém não esquecer que para aproveitar todos estes benefícios não basta ingerir alimentos ricos em antioxidantes ou até em suplementos. É a correcta dosagem, escolha alimentar, preferindo alimentos biológicos e pouco transformados e a sua correcta integração no nosso dia-a-dia que vai permitir alcançar uma saúde redobrada.

Já pensou em começar hoje?

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram