O calor finalmente chegou e com ele a época onde enchemos a cesta de frutas deliciosas. Ameixas, abacate, pêssegos, nectarinas, damascos, frutos vermelhos, melão, meloa, melancia, figos, banana, uvas e outras tantas que nos saciam e são verdadeiras delícias do Verão. Mas será que estas frutas engordam? Mais do que as outras?

Importa desmistificar estas dúvidas para que possamos ter um Verão saboroso, mas sempre tranquilo e sem perigos para a balança. Comecemos com a afirmação de que tudo o que consumimos acima das nossas necessidade vai ter consequências no nosso peso e também na nossa saúde. Seja fruta ou outro qualquer alimento. Mas a fruta de Verão sabe melhor e quantas vezes pensamos "é só mais um pêssego…"

De facto, as frutas de Verão têm, por regra, um pouco de mais calorias do que as de Inverno, porque são mais doces, mas também trazem consigo um conjunto de benefícios que fazem com que valha a pena o “esforço”. São frutas fantásticas!

Mais ricas em água, que nos hidrata, mas também muito ricas em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, protectores de toda a nossa saúde.

No geral, são alimentos muito práticos, saciantes, hidrantes e nutritivos, ideais para esta época do ano. Claro que existem também algumas diferenças em termos calóricos entre elas, sendo que - por exemplo (para cada 100g) - o abacate tem cerca de 130 calorias, a banana cerca de 102 calorias e a melancia para a mesma quantidade apenas 25 calorias (aprox. 1/4). A regra será por isso variar e aproveitar o melhor de cada uma delas.

#PesoeMedida: azeite, um super alimento a redescobrir
#PesoeMedida: azeite, um super alimento a redescobrir
Ver artigo

Podemos comê-las sob a forma salada de fruta, em sumos, à sobremesa?

Vamos esclarecer:

  • Primeiro #Mirandamento, não dramatize. Por comer num dia uma peça de fruta a mais não estará a prejudicar todos os “pequenos” sacrifícios que fez durante o ano para chegar ao verão TOP. A sugestão será caminhar um pouco mais para desgastar o excesso e poder desfrutar também dos paladares, texturas, cores que as frutas de Verão nos proporcionam, sem dramas ou complicações. Afinal, é silly season.
  • Segundo #Mirandamento, prefira a fruta na versão original, sem ser em sumos. O teor em fibra será sempre superior, estimulará mais os processos digestivos e a saciedade devido à mastigação e a absorção dos açucares será mais controlada. Claro que de vez quando pode, e deve, beber um sumo de fruta, mas logo após a sua preparação para manter as suas qualidades. Sugestão: Experimente juntar um hortícola quando fizer sumos (laranja + cenoura; ananás + hortelã…)
  • Terceiro #Mirandamento, à sobremesa ou fora das refeições principais o importante será comer a fruta de Verão em boa companhia. Descomplique, partilhe e junte-se a um(a) amigo(a) e aproveite os benefícios da fruta em conjunto. Experimente combinações, congelar a fruta e misturar com gelatinas ou iogurte, fazer espetadas de fruta, tudo vale para que seja um Verão saudável e fantástico.

Dica para uma pele linda: sabia que as frutas de cor laranja, como os pêssegos, meloa, manga têm elevados teores de betacaroteno que, por ser um percursor da vitamina A, ajudam a preservar um moreno uniforme e bonito na nossa pele? Vamos lá então provar uma destas frutas…

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.