É bom saber que emagrecer é possível e ao mesmo tempo mais fácil do que muitas vezes julgamos possível. Há que encontrar quem nos motive, quem nos dê inspiração e boas regras para conjugarmos alimentos e hábitos que tornem possíveis estes nossos desejos.

O que necessito para emagrecer?

Para emagrecer é necessário que exista exista vontade, boa orientação e foco no objectivo. Manter os objectivos alcançados é que por vezes se torna mais complicado pois implica conhecer e aplicar as regras alimentares e de exercício que nos permitam sustentar os resultados de forma continuada e tão ou mais importante irmos optimizando a nossa saúde.

Dizem que os melhores atletas têm também os melhores treinadores. No emagrecimento esta regra também se aplica! Comece por escolher um bom nutricionista. Seja sincera nos seus hábitos de vida, nos alimentos que gosta e nas tentações que por vezes surgem. Descubra como equilibrar cada um desses pontos e ponha em prática um plano alimentar onde descubra novos paladares, novas formas de se hidratar, novas formas de conjugar o melhor que os alimentos têm para nos oferecer. Não vá apenas nas dietas da moda, nos planos milagrosos ou nas restrições absolutas. Torne esta mudança num novo estilo de vida, mais equilibrado e ajustado a si. Seja mais saudável, mas não recomendo que seja fundamentalista!

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Como começar a emagrecer?

Comece por por pequenas mudanças. Deixo alguns exemplos que podem ajudar no seu percurso, lembrando que cada caso será um caso.

  1. Reduza o consumo de sal. Experimente especiarias, ervas aromáticas, fio de um bom azeite, vinagre de cidra, limão e tantas outras opções para alternar paladares e melhorar o seu padrão alimentar e risco cardiovascular.
  2. Beba mais água. 1-1,5l por dia de água, infusões ou chás. Hidrate o seu corpo e sempre que sentir fome beba 1 a 2 copos, ajudando desta forma a equilibrar saciedade e mais que tudo a hidratar o seu corpo, favorecendo a eliminação de toxinas e excessos.
  3. Coma mais devagar. Está documentado que pessoas que comem devagar são mais magras, sentem-se saciadas mais tempo e ingerem menos quantidade de alimentos. Comece já hoje. Desfrute de cada garfada e faça pausas entre cada uma delas.
  4. Evite refeições pesadas antes de dormir. Ir para a cama com estômago ainda cheio dificultará o processo digestivo, causará um sono agitado e acordará mais cansada. Pratos ligeiros ao jantar serão sempre uma boa referência. Ajuste alimentos e porções com o seu nutricionista.
  5. Aproveite os benefícios da fruta. Varie e aproveite os benefícios de cada uma. Experimente frutas menos conhecidas e conjugue com auxilio da sua imaginação. Abacate, romã, frutos vermelhos, maçã e tantas outras com texturas, sabor e propriedades diferentes. Use para refeições intermédias em vez de escolher alimentos processados. Poderá também conjugar com pequenas porções de frutos secos aumentando a saciedade.

Tantas e tantas mais sugestões para dar. Mas comece por estes passos, um a um, começando mesmo a mudar a sua vida, tornando-a mais saudável. Ajuste periodicamente e inclua sempre uma boa caminhada. Torne possível esta mudança, seja novamente a sua melhor versão.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas. 

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