Esta seria uma época de partilha, de convívio com quem mais gostamos, de despedidas gastronómicas para que depois pudéssemos recomeçar a nossa “dieta”. Seria um último fôlego de tentações alimentares, para entrarmos até ao verão num delicado equilíbrio entre desejo de emagrecer e resistir às tentações alimentares que nos surgem, para alcançarmos um corpo como gostamos sempre de ter: definido, magro e tonificado. 

Mas este ano é diferente! Muito diferente. Confinados nestes últimos tempos, e seguramente os próximos, a estarmos todo o dia em casa, sem rotinas de horários e convívios de fim-de-semana, esta pode ser uma época onde nos desleixamos, ou então uma época onde nos reinventamos, criamos novos hábitos e nos tornamos melhores pessoas, mais saudáveis, com novas rotinas de saúde e, por que não, mais magras?

Quarentena = tempo de engorda?

Se os quilos em excesso são uma preocupação, procure organizar este tempo para reformular a sua despensa, tornando-a num local seguro ;) Com alimentos saudáveis e onde o tempo disponível é aproveitado para preparar os diferentes alimentos e todas as refeições com um toque de equilíbrio nutricional. Dê largas à imaginação com infusões, chás e formas de manter o seu corpo bem hidratado. Crie rotinas de refeições e horários para as fazer. Experimente alimentos e temperos que estavam à espera do momento certo. Enfim, use e abuse da sua imaginação para encontrar neste período de quarentena uma época onde se possa reencontrar e, mais que tudo, possa encontrar o seu equilíbrio alimentar. Inclua também rotinas de exercício: saltar à corda, aulas de dança, pilates e tantas outras que agora podemos acompanhar no conforto do nosso lar, com profissionais que à distância nos ensinam a fazer as coisas bem feitas.

#PesoeMedida: vegetariano – será para mim?
#PesoeMedida: vegetariano – será para mim?
Ver artigo

Defina metas, prioridades e objectivos a alcançar. Escolha e encontre online o seu nutricionista. Peça-lhe novas dicas. Comente os seus desafios e encontre as melhores soluções para o seu caso. Cautelas também sobre aquele exercício ou aquela dieta da moda. Procure sempre o aconselhamento que funciona e é elaborado especificamente para si. Encontrará desta forma a força necessária para que possa ser duradoura esta sua decisão e se adapte ao seu estilo de vida e crie novos hábitos!

Confie na experiência de quem a consegue motivar e mostrar que vale a pena mudar para melhor. Vale a pena ser mais saudável. Vale a pena reforçar a nossa saúde e, mais que tudo, quando o ambiente o permitir, a possa partilhar com todos aqueles de que mais gosta e encontrar na sua reação um grande elogio por estar mais gira, mais saudável e mais magra!

A quarentena não é só isto, mas isto pode ser o ponto de partida para que, de uma vez por todas, voltemos a olhar para nós com o orgulho do dever cumprido. Com orgulho de estarmos melhores e mais fortes mentalmente, e tudo isto num corpo magro e elegante. Sim, porque no bom tempo as roupas de que tanto gosta vão voltar a ser usadas, as viagens que queremos fazer voltarão a ser possíveis, os convívios com quem gostamos voltarão a ser uma realidade. E nessa altura estaremos bem! Connosco e com os outros! Vale a pena pensar nisto, vale a pena lutar por um Portugal seguro e vale a pena cuidar sempre de si! Mesmo em tempos como este, que ficarão nas nossas memórias como aqueles que permitiram voltarmos a estar bem connosco próprias!

Esteja em segurança. Esteja com saúde e seja mais saudável! Saiba tudo em nutricionista.com

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda