Mais vitalidade, alegria e boa disposição partem do nosso estado de espírito mas sabemos que uma noite de sono bem dormida e um pequeno-almoço saboroso, equilibrado e saudável fazem toda a diferença na energia que irá sentir ao longo do dia. E se hábitos criados, na sua vida!

Parece simples e há rotinas que se instalam que muitas vezes mantemos toda uma vida. O desafio será tornar a rotina do pequeno-almoço um ritual onde a riqueza de alimentos e nutrientes possa ser o ponto de partida para um dia mais saudável. Procure conjugar texturas, sabores e paladares que lhe dêem conforto e energia. Sabemos que muitas vezes o tempo de manhã não estica: acordamos em cima da hora de sair, a logística de levar os filhos à escola, a preguiça de ficar até à ultima na cama ;) Daí ter de ser uma refeição prática e fácil de cumprir!

Esta refeição de pequeno-almoço de pequena não têm nada e julgo até que é a mais importante refeição do dia! Começar o dia com energia começa com um bom pequeno-almoço. Mas o que deverá ser? O que escolher?

Algumas opções tradicionais:

  • 1/2 leite e torradas
  • Café, ovos mexidos e bacon
  • Capuccino, tosta mista
  • Iogurte, fruta e granola
  • Chá, pão sem glúten, abacate e frutos secos

O giro e também o desafio da alimentação saudável é que não existe uma opção que alguém possa dizer que é a mais correcta para fazermos sempre e durante toda a vida! Nunca esqueça que se devem encontrar bases de alimentos e conjugações de nutrientes que satisfaçam as nossas necessidades diárias e constituam um padrão alimentar equilibrado. Saiba também que um dos pilares da alimentação é a DIVERSIDADE. Ou seja, por melhor que sejam as suas escolhas não se devem manter sempre as mesmas com riscos de existirem falta de nutrientes essenciais à manutenção e optimização da sua saúde.

Devemos ter em conta a idade, estilo de vida, exercício, hábitos alimentares, etapa da vida e níveis de saúde actual para definir o que seria o pequeno-almoço ideal para si! De uma forma geral gosto de recomendar uma fonte de cálcio, por vezes um ativador de metabolismo, uma fonte de energia e uma boa dose de vitaminas. Como exemplo 1: iogurte, café, flocos de aveia e kiwi. Como exemplo 2: Chá gengibre, ovos mexidos, canela, abacate e lima. Mas volto a dizer que cada caso deverá ser ajustado para que possa ser cumprido de forma consistente, seja prático para a pessoa e adequado ao seu estilo de vida.

#PesoeMedida: alguns truques para emagrecer
#PesoeMedida: alguns truques para emagrecer
Ver artigo

Só assim se assegura que o pequeno-almoço cumpre a sua função que é a de aumentar níveis de energia e de saúde e também activar funções metabólicas para que o nosso dia comece da melhor forma. Pense nas suas rotinas, tente optimizá-las para que consiga já amanhã experimentar novos alimentos, novos rituais de pequeno-almoço e dar um arranque de energia à sua vida. Conte com toda a nossa ajuda. Saiba tudo em nutricionista.com

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas. 

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda