Mais do que ser magra, ter uma alimentação equilibrada, praticar exercício ou não ter doenças, cada vez mais procuramos ser saudáveis na sua plenitude! Viver uma vida em pleno e uma vida que nos permita ser sempre saudáveis preservando a nossa vitalidade e energia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde ter saúde é o resultado de um completo estado de bem-estar físico, emocional e social e não apenas a ausência de doença. Mas como conseguir ser saudável nos dias de hoje? Seguir apenas uma dieta equilibrada? Ter um estilo de vida “clean”?

Geralmente só damos verdadeiro sentido a um determinado valor quando já não o temos. Acontece o mesmo com a nossa saúde e há por isso de prevenir e procurar adoptar um estilo de vida que nos mantenha o mais saudáveis possível e longe das complicações. Mas será possível? Por onde começar?

  1. Há quanto tempo não faz análises sanguíneas?
  2. Já fez alguma consulta com um nutricionista clínico?
  3. Procura no seu dia-a-dia ter um estilo de vida saudável?
  4. Bebe líquidos regularmente ao longo do dia?
  5. Reserva 30 minutos do seu dia para uma caminhada?

Estas são algumas das perguntas que devemos fazer quando queremos tomar uma atitude e começar efectivamente uma mudança que nos traga a tão desejada “saúde eterna”.

#PesoeMedida: adoro doces e agora?
#PesoeMedida: adoro doces e agora?
Ver artigo

Acordar de manhã com energia, beber um bom copo de água, tomar um duche revigorante, fazer um pequeno almoço nutritivo e completo, respeitar a merenda da manhã com alimentos adequados, almoçar com tempo e fazendo escolhas equilibradas, lanchar, dar uma boa caminhada e jantar em família tendo escolhas alimentares adequadas é sem dúvida uma boa orientação para um dia saudável! Poderia ser este um exemplo do seu dia… Lembre-se que as grandes mudanças começam com pequenos passos.

Sugiro começar com pequenas mudanças, fidelizar-se a elas e depois acrescentar um novo desafio. Vai dar-lhe prazer e entusiasmo sentir o seu corpo a ajustar a estes novos hábitos, mais saudáveis, e ele vai devolver esta nova atitude com uma renovada energia e boa disposição. Peça a uma amiga para lhe ajudar neste processo e porque não iniciar esta mudança consigo. O desafio é assim partilhado e o entusiasmo redobrado. Nesta época de férias tão propícia a mudanças comece e inicie este caminho. De mais saúde e renove-se… Divirta-se e sinta o entusiasmo de começar verdadeiramente a cuidar de si! Sugestão do seu nutricionista.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas. 

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda