De facto, o mais recente estudo publicado pela OCDE, Health at a Glance 2019, identifica que em Portugal 67,6% da população com mais de 15 anos apresenta excesso de peso! Há que tomar medidas tendo em conta que o excesso de peso é um factor de risco para tantas outras doenças como as cardiovasculares, cancro e diabetes. Aliás, este estudo conclui que 9,9% da população portuguesa tem diabetes.

Deixar de ter quilos a mais é um desafio que tantas vezes nos propomos e tantas outras abandonamos a meio do processo. Pois emagrecer não é um sprint, assemelha-se mais a uma maratona de hábitos saudáveis que se inicia com uma decisão. Uma decisão de cuidar mais de nós, uma decisão de ser mais saudável, uma decisão de sermos a melhor versão de nós próprios vivendo cada dia em pleno e de forma consistente. De facto, num mundo repleto de estímulos e desafios ser saudável e manter estes hábitos é mais difícil do que parece: exige disciplina, método e consistência pelo que a ajuda do seu nutricionista irá fazer a diferença mantendo-a motivada, alerta e atenta a todos os desafios e ajudando-a a contornar as dificuldades.

Deixo assim algumas pistas que a vão ajudar a que esta constatação de quilos a mais não termine num simples “amanhã começo a dieta” mas antes num “eu consigo e sinto-me bem melhor”!

1º passo: Escolha o seu nutricionista! Pode ser por indicação, por feeling, por referência ou até por acaso mas esta escolha vai ser fundamental para que consiga evoluir neste processo de eliminar os quilos a mais e de forma consistente e duradoura. Esta escolha deve ser ponderada e na consulta de nutrição sentirá se é a pessoa certa. Escolha o melhor treinador para a sua saúde e saiba mais em nutricionista.com

2º passo: Escolha alimentos que goste e aprenda a provar novos alimentos! No início de uma mudança é bom ter alimentos que nos identificamos e sejam saudáveis mas também é interessante ter mente aberta para experimentar novos sabores, texturas e aromas ao escolher novas opções. Passo a passo vai integrar estes novos alimentos e valorizar o bom que eles têm para lhe dar.

3º passo: Determine objectivos realistas. As grandes vitórias conquistam-se com pequenos passos mas consistentes! Sinta que está a mudar hábitos, a criar novos, mais saudáveis que lhe vão permitir chegar bem longe em termos de longevidade e saúde. Crie objectivos realistas e possíveis de alcançar tendo em conta a atitude que está disposta a tomar. Não interessa perder 6Kg num mês para engordar esses mesmos 6Kg em pouco tempo. Uma boa meta serão 4Kg por mês de forma consistente.

4º passo: Inicie uma caminhada diária. Por vezes queremos fazer tudo de uma vez e fazer exercícios mais vigorosos na expectativa de perder peso mais rápido. Muitas vezes este esforço pode não se traduzir em quilos perdidos pelo que a sugestão serão as caminhadas diárias de 20-30 minutos. Tente incluir em actividades do seu dia-a-dia: deixar o carro mais longe, sair na paragem metro anterior e ir a pé, subir escadas ou simplesmente dedicar tempo para andar mais. O importante é começar e criar rotinas de exercício.

5º passo: Beba mais líquidos. Uma parte importante das nossas necessidades alimentares passa por manter o nosso corpo bem hidratado. Evite os refrigerantes, bebidas com gás e álcool. Prefira a água, águas aromatizadas, infusões ou chás. Beba na proporção do exercício, da temperatura ambiente e da fase da vida. Uma boa sugestão será no mínimo 1l por dia e comece logo por um copo de água em jejum. Há pessoas que fazem com limão outras com gengibre e tantas outras opções. Mas comece a beber mais.

Desfrute das mudanças que estes simples passos vão ter na sua vida. Reconquiste a sua autoconfiança e deixe-se levar pela onda saudável. Aproveite a época das festas natalícias para fazer algumas “despedidas” alimentares e inicie o novo ano neste espírito mais saudável, sem quilos a mais e repleta de energia e saúde. A alimentação correcta e equilibrada permite isso e muito mais. Uma óptima quadra natalícia e um novo ano em grande!

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas. 

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda