O vinagre de maçã é para deambular entre a cozinha e a casa de banho. Não torça já o nariz, parece estranho mas nós explicamos. O pH ácido do vinagre ajuda a equilibrar os níveis de pH da pele e do cabelo e, como um bem nunca vem só, esta acidez resulta em propriedades antifúngicas e antibacterianas. Ora quais são os efeitos?

No cabelo:

Adeus caspa, goodbye pontas espigadas, au revoir oleosidade. Quando o seu cabelo está seco, é sinónimo de que as cutículas estão abertas e é aí que o vinagre intervém. Este cria uma película à volta dos fios, fechando as cutículas. Com isto evita as pontas duplas, diminui o frisado, confere ao cabelo um ar sedoso e mantém-no hidratado. Além disso, a sua acidez limpa o couro cabeludo, tratando da caspa e reduzindo a oleosidade que se espalha no cabelo.

Tudo o que sempre quis saber sobre... óleos essenciais
Tudo o que sempre quis saber sobre... óleos essenciais
Ver artigo

No rosto:

Mas os seus benefícios não se ficam por aí. No rosto, à semelhança daquilo que acontece no couro cabeludo, o vinagre de maçã irá regular o excesso de óleo, prevenindo borbulhas. Pode ser usado como um tónico, por exemplo.

No corpo:

Por sua vez, no corpo, acaba com os fungos causadores de problemas dermatológicos como a micose, reduzindo também a inflamação, devido aos seus agentes antioxidantes e propriedades antifúngicas. O mesmo acontece nas unhas, ao eliminar bactérias e fungos. É igualmente bom para picadas de mosquitos, já que diminui a comichão e vermelhidão.

Precauções:

Relembramos que o vinagre tem de ser sempre diluído em água, para não agredir o couro cabeludo, e usado com cautela em peles sensíveis, para não causar o efeito contrário.

Algumas receitas:

  • Misture vinagre de maçã e água numa proporção equivalente a duas medidas de água para uma de vinagre. De seguida, massaje o couro cabeludo e deixe atuar durante 20 minutos. Posteriormente, aplique o condicionador.
  • Outro tipo de receita, indicada para os fios de cabelo, é mergulhar directamente vinagre no seu condicionador e passar nos fios.
  • A junção de um ovo, vinagre e mel, garante brilho, hidrata e repõe nutrientes.
  • Vinagre com óleo de rícino estimula o crescimento dos fios de cabelo.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.